3 dicas para lidar com as birras
Nessas situações, os pais ficam sem saber o que fazer. Além de todas as dúvidas,eles se sentem envergonhados. Sentem-se alvos de olhares julgadores.
O melhor é prevenir.
Antes de mais nada, é importante salientar que esse é um comportamento normal das crianças e que somos o exemplo e a referência das crianças. Devemos cuidar para que nossas atitudes sejam exemplo positivo de amor e compreensão para elas.
Muitos de nós ignoramos e menosprezamos a inteligência das crianças, sua capacidade de aprender, compreender, lidar com certas situações e se sentir responsável pelo bem estar de todos.
Saber o que esperar, muitas vezes pode por fim a esses episódios. Na orientação de pais, ajudo pais a encontrarem o melhor caminho para exercerem uma LIDERANÇA construtiva sobre seu filho.
De modo geral, existem algumas atitudes positivas a se construir.
1-Não bata. Além de não ter efeito educativo você expõe o seu descontrole em lidar com a situação. Tente conversar. Se abirra for muito grande tire-o do ambiente.
2- Repense suas atitudes e converse sempre com seu filho. Lembre o de que ele é inteligente e capaz. O simples fato de crernisso e o ver como um ser humano completo e em crescimento jámuda as atitudes. Elogie suas conquistas.
3- Mostre-o que os atos têm consequências e ele precisa reparar o erro. Não ceda diante do inaceitável. Sustente sua palavra. Transmita segurança.
Dica Bônus: já testei e garanto que funciona: sou adepta do uso da terapia do abraço pra ajudar nesses momentos. Mas, esse é assunto para um novo post.
E você? Que atitudes te ajudam a lidar com as birras das crianças? Conta pra mim!