Maternidade e Educação

Gente que inspira: A lição de amor de Zilda Arns: pediatra fundadora da pastoral da criança

Oi, pessoal!

Desde antes de laçar o blog, eu já tinha na minha lista de gente que inspira, essa mulher maravilhosa que foi a Zilda Arns.

zilda pastoral da Criança
Zilda Arns (imagem da internet)

Ela é o exemplo de pessoa que veio ao mundo pra fazer a diferença, pra servir de exemplo e mostrar que com amor e boa vontade podemos fazer transformações gigantescas na vida das pessoas, colaborando para a humanidade e melhorando a vida no planeta.

Zilda Arns é a 13º filha do casal de origem alemã Gabriel Arns e Helene Steiner, tendo ao todo 15 irmãos.

Ela nasceu em agosto de 1934, e em 1953 iniciou os estudos em medicina.

Só por esse motivo, estudar medicina, Zilda já se mostrava uma mulher a frente de seu tempo. Até o momento, poucas eram as mulheres que conseguiam esse feito. Segundo relato dela própria, logo no primeiro ano do curso de medicina, ela que era uma das primeiras alunas da turma foi reprovada. Para seu professor, era um absurdo uma mulher fazer medicina.

Continuou com sucesso seus estudos e se consagrou justamente na especialidade dele: pediatria.

Desde o inicio dos estudos, Zilda se impressionava com o quantidade de internações de pessoas com doenças de fácil prevenção, como desidratação e diarréia e viu na prevenção e na educação a melhor forma de se evitar as doenças.

Aprofundando seus estudos em sanitarismo e saúde pública, iniciou seus trabalhos ensinando às mães a preparar o soro caseiro e orientando quanto a nutrição e higiene.

Dentre seus inúmeros feitos, provavelmente o de maior destaque é a criação e coordenação da pastoral da criança.

zilda Arns Pastoral da Criança
Zilda Arns – Uma vida dedicada ao amor

Esta entidade leva desde 1983, a solidariedade a milhões de crianças e suas famílias nas comunidades mais pobres. Reduziu enormemente a mortalidade infantil com orientações sobre saúde, nutrição, educação e cidadania.

O trabalho de Zilda, para além de proporcionar saúde a muitas crianças e suas famílias, possibilita que essa pessoas sejam agentes de sua própria transformação.

Em sua vida pessoal, foi esposa de Aloísio Bruno Neumann, com quem teve seis filhos.

Ela também superou suas duas maiores tragédias: as perdas de dois filhos, o bebê Marcelo, apenas três dias após o nascimento e Sílvia, em 2003 num acidente de carro.

Tendo recebido uma educação exemplar, que a estimulou a lutar pelos seus sonhos, transmitiu esse sentimento por onde quer que fosse, levando uma mensagem de amor, solidariedade, paz e luz.

Para mim, ela é mais uma das provas de que quando se educa com amor, não há limites para nossos sonhos. Que a solidariedade e o amor são as melhores religiões, e que a maternidade não nos impede, de forma alguma de seguir em direção aos nossos sonhos e objetivos, e mais ainda sendo esse um sonho de luz e de colaboração para o bem estar da humanidade e do planeta.

Zilda Arns faleceu vítima do grande terremoto que atingiu o Haiti em 2012, onde estava para iniciar os trabalhos da pastoral da criança em Porto Príncipe.

Além da pastoral da criança, ela fundou e coordenou inúmeras entidades solidárias, entre elas a Pastoral do Idoso.

Agora que você a conheceu um pouquinho, me diga: É ou não uma pessoa com uma história inspiradora e que merece ser compartilhada?

Deixe seu comentário, quero saber o que você achou!
Um beijo grande, muita luz e até o próximo post!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *