Seu filho tem notas ruins? Diversão nele!
Olá, pessoal!
Não adianta: receber um boletim com os famosos numerozinhos vermelhos deixa muitos pais alarmados.
Existem algumas fases em que isso acontece com mais freqüência, como ao entrar no sexto ano do ensino fundamental ou no ensino médio, mudança de escola, etc. Acontecem muitas mudanças nessas etapas da escolarização e podemos compreender que o rendimento caia nessa adaptação.
Porém, se o estudante possui rotina de estudo adequada e contínua e não aprende, está na hora de tentar entender os motivos e solucionar a situação, sem pressionar , de forma colaborativa e parceira com seu filho.
Mas, vamos ser sinceros, qualquer que seja o momento, notas ruins não deixam nenhum pai satisfeito Existem muitos fatores que interferem no desempenho escolar, fazendo com que as notas caiam e, focados nessas inúmeras causas, muitos pais e profissionais acabam ignorando um aspecto muito importante: as pessoas precisam fazer atividade física para ter saúde física e mental!
Atividade física, moderada, por um período superior a 20 minutos, diariamente, faz bem para a saúde do corpo em sua totalidade, e estar saudável é essencial para aprender.
Mas, no que diz respeito diretamente à aprendizagem, exercícios físicos ajudam na liberação de neurotransmissores (dopamina, serotonina, noradrenalina e endorfina, por exemplo) que estão diretamente ligados ao equilíbrio emocional, humor e alegria.
Com o humor regulado, os estudantes adquirem características que são essenciais para a aprendizagem, como a persistência, concentração e a resiliência.
Não há como aprender sem essas características. Além disso, atividade física melhora a oxigenação do cérebro, ajuda a acelerar a comunicação entre os neurônios, tornando as respostas mais rápidas e apropriadas.
Gente, prestem atenção: não é pra colocar as crianças em mil atividades: as crianças tem que brincar!!!!
Para um crescimento saudável e uma vida emocionalmente equilibrada, nossos filhos precisam se movimentar, correr, brincar, ser criança.
Então, meus amigos! Bora deixar essa meninada se divertir! Correr, pular e agitar-se diariamente faz parte do crescimento.
Se sua criança está saudável e se movimenta bastante diariamente, de forma moderada. Fique feliz! Ele tem tudo pra se sair bem nas notas e na vida!
Um beijo, muita luz e até o próximo post!
2 Comments
Lúcia Regina
Gostei
Tatiane
Que bom, Lúcia! Fico muito feliz em saber. Continue acompanhando as novidades. Bjs