PARA QUE SERVE E COMO AGE A TERAPIA FLORAL
Como uma terapia holística que é, a terapia floral é um tratamento que cuida profundamente da causa do mal/doença pelo qual a pessoa está passando.O doutor Edward Bach, quando criou os seus remédios, causou grande polêmica no meio médico, pois se tratava de um tratamento natural que não tinha foco na doença, e sim na pessoa, revolucionando tudo o que se tinha na medicina tradicional até o momento.
Inspirado pelo Doutor Hahnemann, o qual desenvolvia trabalhos com homeopatia no London Homeopathic, o doutor Bach abandonou a medicina tradicional em Londres e se dedicou completamente à botânica e a descoberta e testes com os remédios extraídos da natureza.O Doutor Bach usou metodologia cientifica, e codificou seu sistema, tendo por base as emanações energéticas dos vegetais.
O programa de cura da terapia floral é simples, atinge o equilíbrio mental sem prejudicar o físico. Os florais atuam como terapia complementar tanto para doenças físicas quanto emocionais.
A lógica do tratamento consiste em trabalhar energias opostas. Por exemplo: Para pessoas que são ansiosas, indico uma combinação de florais que ajudam a encontrar a paz e equilíbrio emocional; se a pessoa está dispersa, indico uma combinação de florais que ajudam a ter foco; para pessoas que não conseguem relaxar, indico florais que atuam justamente nesse processo de relaxamento, calma… e, assim por diante.Entretanto, não é apenas um olhar superficial – é preciso saber o que levou o paciente a manifestar ansiedade, dispersão, dores no corpo, etc. Quando se trata apenas o sintoma, mas o padrão que o criou não é curado, a pessoa volta a manifestar os sintomas negativos novamente. É preciso encontrar o cerne do problema. Essa também é uma função do terapeuta.
Uma das orientações mais fundamentais do doutor Edward Bach era: “tratem o paciente, não a doença”.Em 1976, a Terapia Floral teve total aprovação da Organização Mundial de Saúde, que reconheceu a sua validade e eficiência enquanto terapia.
Durante a consulta, o terapeuta se vale de varias técnicas, conhecimentos e intuições para a identificação da melhor fórmula para cada paciente.
São 38 remédios, dos quais eu seleciono os que, de acordo com o padrão de pensamento que vem causando o mal pelo qual o paciente passa, o farão eliminar esses pensamentos e trazê-lo para o equilíbrio e, consequentemente, para a sua cura física e emocional.
Como terapeuta holística, compreendo que todo mal, físico ou emocional, é causado por padrões de pensamentos que a pessoa carrega e que causa sofrimento.
Ao tratar o paciente com as terapias florais, antes de indicar qual a melhor fórmula, busco descobrir quais são esses padrões.
Ir a uma loja e comprar fórmulas prontas, em quase cem por cento dos casos não é eficiente.
O terapeuta Floral está capacitado para saber qual é a melhor fórmula pra o seu caso, por isso é tão importante consultá-lo.
É importante também que o terapeuta, seja uma pessoa que se mantenha sempre atualizado. Isso o ajudará a ter mais clareza durante os atendimentos.
Cursos de diversos tipos de terapias, aprendizado de novas técnicas, leitura de livros, mentorias com profissionais mais experientes são fundamentais para aprender e oferecer sempre o melhor para o paciente.As pessoas são únicas. Para ser terapeuta, é preciso sempre estar trabalhando o seu olhar e sua sensibilidade para ajudar realmente a pessoa a superar sua atual situação.
Como terapeuta e entusiasta das famosas gotinhas, aplico não só em meus pacientes, mas também em mim mesma e minha família. Tanto as crianças quanto adultos.
Se tiver alguma dúvida sobre algumas das terapias com as quais trabalho, não deixem de entrar em contato para esclarecimentos.
Um beijo, muita luz e até o próximo encontro.
4 Comments
Ana Luiza
Gostaria de saber qual floral para TDAH, meu neto de 8 anos tem esse transtorno. Gostaria de dar prá ele,mas com orientação. Obrigada.
Tatiane
Obrigada por perguntar, Ana Luiza.
Como eu disse no post, cada caso é exclusivo. Não existe uma pessoa igual a outra. Logo, a fórmula pra uma pessoa nunca é igual a fórmula de outra pessoa.
Genericamente, dizemos que larch ou clematis ajudam a ter concentração. Quando são estudantes, eu sempre acrescento chestnut Bud. Mas, isso muito genericamente, porque não conheço seu neto.
Se achar interessante podemos marcar para uma consulta online. Como sou Psicopedagoga, associo os conhecimentos sobre o transtorno de aprendizagem pra definir a melhor fórmula.
Espero ter ajudado!
Paz e luz!
Glaucia de Carvalho
Olá Tatiana!
Gostaria também de saber sobre o medicamento, pelo fato de minha filha ter esse diagnóstico de TDAH por desatenção. Foi receitado italiana, mas ainda não comecei o tratamento por ainda está pesquisando com outros profissionais. Mas ela realmente tem uma desatenção significativa na escola e na vida. Poderia me informar aqui em BH _MG quem trabalha com homeopatia para começarmos um tratamento nesse segmento. Minha filha tem 9 anos.
Obrigada
Tatiane
Olá, Gláucia!
O tratamento com florais e homeopatia, são tratamentos complementares. Algumas vezes, ele é realizado juntamente com o tratamento alopático ( Ritalina), da medicina tradicional.
Eu, como Psicopedagoga e Terapeuta Holística, vejo muitos resultados nos meus pacientes com as terapias naturais, já que eles aprendem a lidar da melhor forma com sua condição.
Cada caso é um caso. Consulte também os professores e pessoas que lidam com sua filha para saber o que eles pensam do assunto.
O certo é que, ainda que ela faça uso da Ritalina ela deve fazer as terapias com Psicopedagoga e eu super recomendo o uso dos florais.
Infelizmente não conheço ninguém em BH. Caso queira marcar uma consulta online comigo, basta ir para
https://tatianecastro.com/atendimento
Fico a disposição. Espero ter ajudado!
Paz e luz!