Maternidade e Educação

CONVERSANDO COM MEU FILHO

Sempre que entramos em nossos veículos após pegarmos nossos filhos na escola. A primeira pergunta que fazemos é:

– Como foi hoje na escola?

Então a criança responde:

-Foi bom ou foi legal.

Na maioria das vezes, caso não haja grandes queixas, achamos que fizemos nossa parte, e então pegamos nossos celulares, ligamos o rádio e vida que segue. Ou seja, a conversa entre pais e filhos se encerra por ali. Comprovadamente os momentos de conversas informais surtem mais efeito na formação e na vida da criança que aqueles momentos que os pais decidem “ter uma conversa séria” com seus filhos ou dar “uma lição de moral”.

Como professora e psicopedagoga, venho percebendo a falta de diálogo entre as famílias, e então, resolvi começar mudando isso na minha própria casa. Tenho uma filha de 10 anos, o colégio onde ela estuda fica a quatro quadras de nossa casa… resolvemos, então, voltar andando da escola. Assim, fazemos exercícios físicos, tomamos um pouco de sol (o que faz muita falta hoje em dia) e, claro, conversamos muito.

Elaborei algumas perguntas e, acreditem, fazem muito efeito no diálogo com os pequenos. Elas estimulam a criança a buscar todos os acontecimentos ocorridos durante o período escolar. Confesso, é assunto que não acaba mais… rs. São apenas algumas dicas do que pode ser feito. A vida é bem corrida para a maioria das famílias e nem sempre é possível ir e voltar a pé do colégio com as crianças, mas basta pensar um pouquinho no que podemos fazer de melhor para interagir e ter momentos com nossos filhos. Como resultado, ganharemos confiança e construiremos momentos para ficar registrado para sempre em suas memórias.

Abaixo segue 5 perguntas para ter um vínculo com as crianças e saber como foi o dia delas, a partir delas poderá criar muito mais, e logo perceberão que tanto os filhos como os pais terão grandes diálogos.

1 – Qual foi a aula mais divertida hoje?

2 – Para quem você falou bom dia ou boa tarde hoje? (Isso estimula o pensamento desde do primeiro horário)

3 – Como foi o recreio (intervalo), brincaram? De que? E o lanche estava bom? Dividiram?

4 – Você sentiu algum sentimento diferente hoje?

5 – De tudo que aconteceu hoje na escola, o que foi mais legal?

Finalize sempre dizendo e expressando com um olhar (pois isso mostra confiança e sinceridade) o quanto está feliz por aquele momento, para que assim o mesmo seja esperado todos os dias.

Confie, acredite e terá força para chegar onde quiser.

3 Comments

  • Marcilene

    Parabéns! Temos história de vida parecida. Amando a Pp. Contribui positivamente no desenvolvimento do outro é fantástico.

  • Risete do Nascimento Rodrigues Silva

    Muito Boa a fica.Realmente a família está deixando o a desejar com os filhos e empurrando para a escola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *