PEDAGOGIA, PSICOPEDAGOGIA E NEUROPSICOPEDAGOGIA: QUAL A DIFERENÇA?
Já observou a semelhança nos nomes: Pedagogia, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia? Pois é, as semelhanças não estão apenas nos nomes. E é por isso que eu não me canso de receber perguntas como:
Qual a diferença entre pedagogia, psicopedagogia e neuropsicopedagogia?
O que um pode fazer que o outro não faz?
Onde começa um e termina outro?
Então, pra acabar com todas as dúvidas, vou esclarecer de uma forma bem simples e de uma vez por todas essas diferenças e semelhanças.
Pedagogia:
A pedagogia é a carreira e ciência que trata da EDUCAÇÃO e instrução.
A pessoa que se forma em pedagogia entende os processos de ensino-aprendizagem. Aprende também métodos de ensino, de modo que o pedagogo disponha do conhecimentos de vários métodos de ensino para que a aprendizagem de uma turma ou de um indivíduo seja mais eficiente.
Em resumo, a pedagogia trata de ensinar e direcionar da melhor maneira a educação e formação das pessoas.
Psicopedagogia:
Psicopedagogia é a intersecção da pedagogia com outras áreas do conhecimento como a psicologia, psicanálise, antropologia.
A área de atuação do psicopedagogo é a APRENDIZAGEM. Sendo assim, o foco da psicopedagogia são os processos de aprendizagem do sujeito (clínica) ou de um grupo (institucional).
Quando uma pessoa apresenta dificuldade em aprender um determinado conteúdo, tendo ou não passado por intervenção pedagógica, o psicopedagogo é o profissional que vai investigar a causa desse obstáculo à aprendizagem (dificuldade, transtorno, etc) para então encontrar a melhor forma de intervir de modo que essa pessoa retorne ao seu processo de aprendizagem normal.
Para isso, o psicopedagogo se utiliza de instrumentos próprios da psicopedagogia.
Neuropsicopedagogia:
A neuropsicopedagogia investiga os processos de aprendizagem buscando integrar os estudos de neurociência à psicopedagogia.
A função do neuropsicopedagogo é investigar e intervir nos obstáculos à aprendizagem se valendo desses conhecimentos.
Agora vamos lá a algumas observações:
A pedagogia é uma ciência milenar, com raízes na Grécia antiga, isso porque o ser humano sempre teve a necessidade de aprender com os demais.
A psicopedagogia surge pela necessidade de encontrar respostas para aquelas pessoas que por algum motivo não conseguem aprender o conteúdo da mesma forma que os demais.
A Neusropsicopedagogia dedica-se a realizar a mesma função da psicopedagogia, se valendo de um instrumento a mais, que é o estudo das neurociências.
Agora, minha opinião pessoal sobre essas duas últimas formações: Não tem diferença nenhuma!!!
Eu fiz graduação em pedagogia e depois pós-graduação em psicopedagogia e também neuropsicopedagogia.
Na psicopedagogia, por estudarmos os transtornos de aprendizagem, temos também disciplinas de neurociências e neuropsicologia. Ou seja, essas disciplinas também são contempladas.
No curso de Neuropsicopedagogia também tem essas disciplinas.
Em livros sobre avaliação neuropsicopedagógica e psicopedagógica, o processo é muito semelhante assim como a intervenção.
Vou deixar aqui meus links para dois livros, um voltado para a psicopedagogia e outro para a neuropsicopedagogia para o caso de você querer comprar. Eu tenho os dois e te garanto que tratam-se de um mesmo processo.
Conclusão:
Eu acredito que as neurociências trouxeram grande contribuição para o desenvolvimento e tratamento de pessoas com dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Acredito também que várias instituições sérias realmente possam planejar uma matriz curricular em que se enfatize o uso das neurociências nos processos e na compreensão da aprendizagem.
Entretanto deixo um alerta: Ao buscar uma pós graduação, analise bem a instituição e a matriz curricular dos cursos, pois existem muitas escolas que focam muito mais em questões comerciais do que realmente a formação de qualidade dos profissionais.
Colocar o prefixo “neuro” nos cursos pode ser muito atrativo comercialmente.
Se optar pela pós em neuropsicopedagogia, investigue a fundo para saber se realmente existe uma diferença significativa entre um curso e outro, inclusive em relação a valores.
E aí? Conseguiu ter clareza quanto a essas três carreiras?
Me conte nos comentários.
Tati.
Se ainda não me segue nas redes sociais, aqui está o link do meu instagram, youtube e facebook. Vamos conversar por lá também!
Links para os livros que citei:
Psicopedagogia e Neurociência: Neuropsicopedagogia e Neuropsicologia na Prática Clínica. (Danielle Manera Ramalho)
Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico. (Simaia Sampaio)
20 Comments
Mariane Machado Alves
Sou estudante do curso de psicopedagogia e pedagogia, gostei muito do seu post e me ajudou bastante!
Marcele Bandeira Nowal de Menezes
Muito Obrigada pelos seus exclarecimentos, tenho curso de pedagogia e psicopedagogia institucional e outross na área da educação especial, porém estou na dúvida se vou fazer psicopedagogia clinica ou neuropedagogia clinica.
Vanessa Oliveira
Tátil excelente texto. Ficou muito claro e como sempre expôs sua opinião, que aliás é uma excelente qualidade profissional que você tem, que nos leva de frente com nossas inquietações e sempre com respostas claras. Só agradecer por te seguir. Beijo.
Marta
Olá!!! Adorei sua abordagem Tatiana! Sou fisioterapeuta e estou a procura de uma nova graduação mais envolvida com a educação. Vi uma matriz de psicopedagogia muito interessante. Gostaria, se possível, que vc me indicasse um bom curso de graduação em psicopedagogia. Sou entusiasta na área de neurociências mas não fiz nenhuma pós nesse campo. Me restringi à boas leituras e estou fascinada. Atualmente trabalho com reforço escolar e procuro ferramentas para lidar com crianças laudadas. Fico no aguardo. Muito obrigada desde já e parabéns pelo post!
Viviane
Se for fazer qual dos dois pós opto psico ou neuro? Qual o melhor objetivamente falando?
Vera Lúcia Silva de Jesus
Boa noite! Tudo bem? Fiz o graduação em pedagogia gostei muito do curso apesar de voltado a estudar depois de ter concluído o curso técnico em magistério em 1984, em 2010 voltei a estudar e em 2014 eu concluí. Agora fiz pós graduação em neuropsicopedagogia com educação especial e inclusiva.Pretendo conseguir trabalhar com alunos autistas me chamou muito atenção esse estudo durante o curso.Achei as definições sob cada uma muito importante,o que vc me orienta a fazer para ser uma boa profissional acima de tudo construir uma carreira profissional com muito amor para melhor atender o que eles necessitam para se sentirem acolhidos de forma prazerosa.
Att. Verá Lucia.
Vera Lúcia Silva de Jesus
Gostei muito dos textos e explicações ,as definições de cada uma me ajudou a ter mas segurança para partir para mais um desafio.Trabalho à 18 anos na educação mas é mas é na secretaria.
Josimaria
Então se neuropsicopedagogia é a mesma coisa de psicopedagogia, só q com neuro a mais. Nesse caso é bem melhor fazer pós em neuropsicopedagogia?! Seria mais completo.
RAQUEL
Bom dia !
Dúvida: qual das duas eu posso clínicar?
Psicopedagogia clínica? Ou neuropsicopedagogia?
Obg pelas dicas!!!
Abraço.
Leni Araujo
Tati , boa noite!
Fiz algumas pesquisas antes de cursa minha pós e por não ter muitas opções em minha região optei pelo curso conhecido como Neuroaprendizagem w práticas pedagógicas, seria a mesma coisa da Neuropsicopedagogia? Outra coisa quando concluirmos o curso temos o registro certo ?
Solange Maria de Oliveira Bianchini
Estou terminando agora a graduação, pensando em iniciar a pós em psicopedagogia.
Seu relato muito esclarecedor…. Quero fazer neuropsicodagogia.
Kelly
Eu fiquei com uma dúvida rsrs
Eu fiz psicopedagogia e acabei de terminar neurociência pedagógica. Eu seria neuropsicopedagoga? Ou teria que fazer a formação com esse nome de neuropsicopedagogia?
Bjus
Daniela Paulino
Sou formada em pedagogia e quero começar a pós em neuropedagogia, neurociência da educação ou psicopedagogia, estou na dúvida em qual começar, já que eu quero me especializar em pessoas com dificuldade de aprendizagem.
HEMILENE CAROLINE NERY DE JESUS
Muito obrigada Tati, vc me ajudou bastante a fazer minha escolha. Grata.
Helena
Amei os textos, me ajudaram muito! Gratidão
Rafaela Santos
Adorei seus esclarecimentos, diferentes mas, ao mesmo tempo interligados!
Eu amo a PEDAGOGIA!
Pretendo fazer a neuropsicopedagogia.
Obrigada!
Silene
Olá,já mim formei em pedagogia estou em dúvida de qual pós devo fazer .queria uma questão .
Grasi
Estou em dúvidas se faço pós graduação em psicopedagogia ou neuropsicopedagogia.
Qual eu escolho?
Luciana S. Marques
Concordo plenamente quanto a análise referente a pós-graduação, infelizmente muitas apresentam conteúdos rasos, pouco agregam aos conhecimentos científicos e qualificam profissionalmente de forma eficaz.
DENILZA VIANA BATALHA
Amei o texto. Bastante esclarecedor.