5 PASSOS PARA ESTUDAR, APRENDER E NUNCA MAIS ESQUECER
Já parou para pensar no quanto as demandas de aprendizado estão cada vez maiores. Se há alguns anos bastava que você se dedicasse a um único tema durante toda a vida para ter destaque na carreira, hoje em dia temos que lidar com uma tonelada de informações ao longo do dia, fora aquilo que de fato precisamos dominar com excelência para o nosso bom desempenho na carreira.
Para me destacar na carreira, por exemplo, precisei aprender e me dedicar a muito mais coisas do que somente os conteúdos relacionados à aprendizagem, que é o que a psicopedagogia e a neuropsicopedagogia estudam. Não existe espaço no mercado para profissional que acha que pode parar de estudar depois que faz a graduação ou pós.
Para me destacar nessas áreas eu precisei aprender marketing, imagem pessoal, comunicação, escrita, linguagem corporal, dentre diversos outros conteúdos.
E como aprender tanta coisa e numa velocidade tão grande (e que só tende a aumentar) quanto as mudanças que vivemos atualmente.
A resposta é simples: Precisamos ter estratégias mais eficientes de estudo.
Uma coisa é certa. Embora a quantidade de informações a que temos acesso todos os dias seja grande, e as mudanças que enfrentamos ao longo dos últimos anos sejam tão grandes quanto, em se tratando de evolução da espécie, não tivemos tempo suficiente para que passássemos por mudanças biológicas significativas a ponto de alterar a forma como nosso cérebro funciona e aprende.
Nosso cérebro é o mesmo há milhares de anos.
Os segredos da aprendizagem efetiva não são novidade. Entretanto, com as descobertas recentes das neurociências acerca do funcionamento do cérebro, podemos confirmar com certeza que os métodos utilizados há tempos ainda mantem sua eficiência. O que mudou foi o modo como vivemos, que tornou necessário a adaptação da forma como aprendemos ao nosso novo estilo de vida.
Psicopedagogas e neuropsicopedagogas, são as profissionais que deveriam ter maior autoridade para ensinar e viver a realidade de aprender com máxima eficiência, no entanto, também somos vítimas dessa avalanche de informações e, infelizmente, todos os dias, nas minhas redes sociais, recebo perguntas sobre como aprender por parte desses mesmos profissionais.
Como eu disse no início, as demandas de conhecimento para se destacar na carreira parecem ser grandes demais e devemos ter domínio de diversas áreas diferentes.
Para te ajudar a estudar e aprender de forma autônoma e mais eficiente, e melhor, para que você fique menos estressada e sem a sensação de não ser boa o suficiente por não saber tudo que acredita precisar, aqui vão 5 passos para mudar esse jogo.
- Curadoria.
Pode até parecer uma heresia o que vou dizer, mas você não precisa saber tudo que pensa que precisa.
Vou te contar um segredo: A maioria das pessoas estão imersas nessa avalanche diária de informações. Elas acessam conhecimentos das mais diversas áreas, todos acompanhados de afirmações veementes de que são indispensáveis. A verdade é que elas não estão aprendendo de verdade. Elas ficam na superficialidade.
Se dedicar a aprender muitas coisas ao mesmo tempo pode ser prejudicial. Por um motivo muito simples: Aprendizado demanda tempo.
Sim. Não adianta querer aprender tudo pra ontem, ler um livro correndo, assistir a 5 vídeos acelerados, na velocidade 2. O aprendizado precisa de tempo para ser processado pela mente.
A aprendizagem acontece nesses três movimentos: input, a entrada de informações por meio dos órgãos dos sentidos para serem processadas pela cérebro.
Processamento, é quando nosso cérebro trabalha com a nova informação, compara com o que já sabemos, faz correlações, enfim, busca sentido dentro do nosso mundo.
Output, é a saída da informação processada, por meio de palavras, ações, mudanças de atitudes, comportamentos, etc.
Para que você tenha o máximo de eficiência no seu aprendizado, o que eu recomendo é que você se dedique a menos coisas, por isso a necessidade de se fazer uma curadoria. Você precisa decidir qual a sua prioridade no momento e se dedicar a ela.
Talvez agora seja o momento de aprender uma nova língua, ou um novo método de alfabetização, ou oratória. Enfim, escolha algo que vai aprender e se dedique aquilo com afinco.
É claro que você pode aprender mais de uma coisa ao mesmo tempo. Você pode estar fazendo uma nova pós-graduação e ao mesmo tempo fazendo um curso de oratória. Não tem problema. Problemático é o excesso de conteúdo sem tempo para um aprendizado profundo.
Escolha o que aprender e pare de fazer oferendas ao nada.
2- Agenda:
Existem 3 palavras mágicas que fazem toda diferença na hora de estudar.
Local, horário e frequência.
Aprendizado exige dedicação. É algo ativo. Não há como aprender se você sempre adiar seu estudo ou se só senta para estudar quando dá tempo.
Vou te contar um segredo: nunca vai dar tempo.
Sempre aparece uma urgência, um incêndio para apagar.
Se você não organizar a sua rotina de modo que tenha um horário para estudar, você simplesmente não vai.
E tem mais: não coloque datas muito distantes, não pegue leve demais com você. A Lei de Parkinson diz que “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua realização.”
Não subestime a sua capacidade de se autossabotar e procrastinar (procrastinação é tema para um ótimo post, o que acha?). Seu corpo quer ficar na zona de conforto e vai te dar preguiça e um monte de motivos para não fazer o que tem que ser feito, no entanto, aprender novas habilidades é a única forma de crescer.
Então simplesmente faça isso: pegue uma agenda e determine quais os dias da semana, locais e horários que você vai se dedicar a aprender o que você se propôs. Não abandone o seu programa. Esse é o ponto aqui.
Todo mundo é capaz de aprender, mas isso não vai acontecer se você parar antes do aprendizado se consolidar na sua mente e no seu corpo.
Outro motivo pelo qual é importante que você seja frequente, é para vencer a curva de esqueceimento.
Nós nos esquecemos gradualmente daquilo que aprendemos se não repetimos as instruções e estudo nos dias seguintes. Como você pode observar no gráfico, após um mês a retenção do conteúdo é próxima de 0. Portanto, se você não revisitar sempre o conteúdo que está aprendendo, provavelmente vai esquecer tudo que estudou.
Por isso, se você não pretende continuar seus estudos até dominar uma nova habilidade, nem vale a pena começar. Se poupe.
Um exelente método de estudos é Método de repetições espaçadas.
A ideia aqui é repetir a informação de modo que você não vai deixar que a curva do esquecimento aja sobre seu aprendizado e você sempre o tenha em mente.
Você pode fazer repetições espaçadas revendo o conteúdo do livro, por exemplo, fazendo flash cards ou utilizando aplicativos para isso que fazem a repetição do conteúdo de modo automático, de acordo com o que você já domina mais ou menos.
O aplicativo que recomendo para é o anki, mas existem vários outros. São super eficientes.
3- Leitura ativa.
A essa altura, você já deve ter percebido que quanto mais ativo o estudo , mais eficiente.
Isso se aplica também à leitura.
Você pode ler passivamente um texto de estudo, de modo corrido, porém, por ser uma atitude mais passiva, o conteúdo ser facilmente esquecido, pois não houve diálogo entre as novas informações e o seu repertório anterior de conhecimento.
É por isso que é tão importante que a leitura dos seus textos de estudo seja ativa.
Essa estratégia de leitura, basicamente consiste em se fazer pensar sobre o assunto de maneira mais profunda.
Geralmente, a forma como eu faço isso é me fazendo peguntas a cada parte do texto que leio:
Como isso se relaciona com o que li anteriormente? Porque essa informação é importante? Como essa parte se relaciona com o todo? Como posso aplicar isso? Como posso explicar esse conceito para alguém? Como esse conceito dialoga com o que eu já sabia antes? Quem é o autor, quais os vieses?
Você pode fazer anotações na borda da página, em post its, em cartões que vai deixando dentro da página, etc. Eu geralmente anoto nas bordas das páginas. Não é o mais bonito, mas é muito eficiente.Faço isso no meu material físico, de papel, e também quando uso o meu ipad.
Outra forma de ser ativa é a aprendizagem just in time
Aprendizagem just in time é também uma forma de selecionar o que vai aprender, por onde vai começar.
Você deve se fazer a pergunta: de tudo o que preciso ler e aprender, o que eu posso aplicar agora?
Essa é uma maneira excelente de aprender e praticar e, quanto mais você praticar, mais vai reter o conhecimento e melhorar na habilidade em que está trabalhando.
5- Registros.
Já falamos de vários pontos importantes até aqui, tenho certeza de que, se você é como a maioria das pessoas, adora fazer anotações.
Sabia que existem formar mais eficientes de se fazer anotações? Pois é. Escrever por si só na é garantia de aprendizado. É preciso fazer isso da maneira certa.
Existem muitas formas de anotações que são muito eficientes para o aprendizado, assim como tantas outras que são ineficientes.
Aqui, como você deve ter percebido, eu não estou privilegiando a estética (rs), então eu vou falar das duas formas de anotações, ou registro, que eu acho mais eficientes: A anotação condensada e os registros da leitura ativa.
Usar a técnica das anotações condensadas consiste em simplesmente fazer um resumo de todas as ideias principais do texto que você leu, de modo que ele caiba em apenas uma página.
Isso é maravilhoso. Ao mesmo tempo que desenvolve o seu poder de síntese faz com que seja muito fácil revisitar sempre o material para consultar de maneira fácil. Se por acaso você precisar rever de forma mais completa algum tópico, você sabe exatamente onde procurar.
Quanto aos registros da leitura ativa é simples: vá revisitando as bordas do seu material e tentando explicar para si mesmo de maneira mais completa os pontos que você achou importante.
Como eu disse, pode não ser bonito, mas é eficiente.
5- Cuidado com as ilusões de competência.
O Último, porem não menos importante passo com relação a aprender e não esquecer é o seguinte: não caia nas armadilhas das ilusões de competência.
Geralmente, quando estamos estudando algo, podemos ter algumas atitudes que acreditamos estar ajudando no nosso aprendizado, mas na verdade não está. Na verdade são apenas ilusoes.
Uma das maiores ilusoes de competência, por exemplo, é o uso excessivo de marcador de texto.
Marcar linhas e linhas no texto pode te dar a ilisao de que está aprendendo, mas na verdade, não esta.
O marcador pode ser eficiente, mas não para marcar todo o texto. Ele deve ser usado depois da leitura de um tópico e para ressaltar um termo importante, não um paragrafo inteiro. Estudos mostraram que essa estratégia é mais eficiente dessa forma.
Você é dessas que marca a página toda? (devo confessar que já fui assim)
Outra ilusão de competência muito comum é ler um texto repetidas vezes.
Essa não é uma boa estratégia de aprendizagem.
Estudos mostraram que a leitura passiva não é eficiente, mesmo que seja repetida várias vezes.
O mais eficiente seria o recall ou recordar.
É quando você faz uma leitura ativa do texto e depois tenta se lembrar de tudo que estava escrito nele sem olhar.
Recall se mostrou uma estratégia de estudo muito eficiente.
Na verdade, essa estratégia é até menos cansativa, né?
Ler muitas horas seguidas também é uma ilusão de competência. É muito mais eficiente eu você estude um pouquinho todos os dias do que estudar muitas horas em um único dia. Daí a importância da rotina que falamos lá no início desse post.
(Ilusão de competência é outro assunto que também merece um post mais completo só sobre ela, não é verdade?)
Como você pode ver, a aprendizagem pode ser uma coisa tranquila e natural.
Não há necessidade de desespero ou de querer abarcar todo conhecimento do mundo. Basta que você seja ativa, comprometida e constante, e eu garanto que você poderá aprender qualquer coisa que quiser.
Você tem alguma dificuldade para dominar um conteúdo?
Gostaria que eu me aprofundasse mais em algum tópico?
Me deixe saber aqui nos comentários que eu já vou começar a planejar nosso próximo conteúdo.
Thaauuuu!
9 Comments
NILSA MARIA GONZALEZ
Graciasssss! 12 años de carrera profesional en Venezuela como docente especialista (así llaman a la psicopedagoga institucional) y ahora comenzando de cero , estudiando psicopedagogía y en portugués. AMO psicopedagogía y agradezco todas sus enseñanzas. Excelente material. A poner en práctica, (soy muy distraída y olvido con facilidad) tengo que tomar mi tiempo para estudiar de verdad
Tatiane
Que lindo, Nilza. É muito bem vinda. Espero que aproveite bastante o conteúdo. besos!
Karina Fernandes M Barbosa
Adorei a aula e o texto Tati. Eu queria montar um negócio que ensinasse estratégias de estudo para as pessoas. Principalmente crianças e adolescentes. Vc me indica alguma leitura específica? Sou pedagoga e tenho pós em Ed infantil e tbm sou aluna + PP. Se vc puder me sugerir algum autor ou material específico me ajudará bastante. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Tatiane
Leia os livros do Professor Pier. Vai te ajudar bastante. Assista também as palestras dele no youtube. Bjo lindona!
Izabel
EXCELENTE, CONTEÚDO .
Talita Penteado Soares Gabarrão
Maravilhoso
Luciana Isidoro
Gostei muito do texto. Vou seguir algumas dicas.
Francisca Paula Nascimento Silva
Obrigada querida!
Eu quando vou lê passo horas Kkkk
Mais agora vou seguir sua dica , adoro tudo que você posta 👏👏👏👏.
Eliene
Estou grata por suas dicas! Realmente eu sou dessas que lê várias vezes para reter kkk