Psicopedagoga precisa mesmo produzir conteúdo nas redes sociais?
Maternidade e Educação

PSICOPEDAGOGA PRECISA MESMO CRIAR CONTEÚDOS PARA AS REDES SOCIAIS?

Muitas psicopedagogas e neuropsciopedagogas ficam perdidas na hora de criar conteúdo para atrair pacientes pelas redes sociais. Mas, será que você precisa mesmo criar esses conteúdos?

Tenho certeza de que se você acompanha perfis de pessoas que falam sobre Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e empreender, certamente já deve ter lido ou escutado sobre a importância de se produzir conteúdo na internet e está se esforçando para fazer isso ou pretende fazê-lo.

Porém, no nosso dia a dia, a carga de trabalho é muita e essa demanda de produção de conteúdo acaba se tornando mais um peso e mais uma responsabilidade que já não cabe em uma agenda de maneira saudável.

Fora que muitas vezes nos somos cobradas para aparecer frequentemente nas redes sociais, afinal, quem não é visto não é lembrado.

E como você fica se você, como a maioria das pessoas, não tem esse tempo para produzir, criar “do nada”, um conteúdo para ser percebida nas redes sociais, construir autoridade e atrair mais pacientes para seu consultório.

Esse post é exatamente para te ajudar com a solução para esse desafio.

A resposta é uma só e muito simples:

Não crie conteúdos para as redes sociais.

Sim. O grande problema de se falar em criar conteúdo é que isso nos obriga a inventar, espremer o cérebro, até que uma grande ideia caia do céu para finalmente produzirmos esse material e postar nas redes.

O fato é que, na verdade, após todo esse empenho, nem sabemos qual será o resultado desse post. Se terá ou não o engajamento que gostaríamos.

Aí você me pergunta: Mas, Tati, você não fala sempre para utilizarmos as redes sociais para construir autoridade?

Sim. Porém, não falo exatamente de “criar conteúdo”, a não ser que seu trabalho seja esse, que você seja uma criadora de conteúdo.

Para quem trabalha no offline e usa as redes sociais para promover esse trabalho e atrair mais pacientes, não há a necessidade nenhuma de criar, mas sim de COMPARTILHAR conteúdo.

Entenda: Se você trabalha o dia todo, se você estuda, se você faz coisas relacionadas ao seu trabalho quando está trabalhando, você não precisa criar nada, o conteúdo é seu próprio trabalho.

Pare de pensar em criar e comece a pensar em compartilhar.

Você pode, por exemplo, anotar uma frase importante quando estiver estudando sobre características da dislexia, pode tirar uma foto quando estiver elaborando uma intervenção para uma pessoa com TDAH, pode lembrar de um livro interessante na hora que estiver pensando em referências para te respaldar na escrita do seu relatório, etc.

Depois disso, tudo o que você precisa fazer é compartilhar essa frase, essa foto, essa imagem do livro nas redes e explicar do que se trata.

Veja bem, você não precisa criar, se você é psicopedagoga, neuropsicopedagoga, se estuda, se trabalha, você só precisa compartilhar aquilo que está fazendo. Simples assim.

A ideia aqui é muito simples: foque sua energia em trabalhar e não em criar conteúdo, depois compartilhe algo da sua experiência, seus aprendizados e seu estudos de maneira que ajude as pessoas que têm problemas que você pode ajudar a solucionar.

Pensar assim me ajudou demais a construir autoridade, porque dessa forma, para além de fazer divulgação do meu trabalho, mostrava que eu sou boa profissional, comprometida e estudiosa. Fazer isso diariamente na frente das pessoas, ou seja, compartilhar a sua jornada, é uma das formas de construção de autoridade mais eficientes que eu conheço.

Já tinha pensado nisso?

Essa não é uma ideia minha. Aprendi essa forma de pensar no livro MOSTRE SEU TRABALHO:

mostre seu trabalho austin kleon
Mostre Seu Trabalho

VEJA O LIVRO NA LOJA

Espero que tenha tirado das suas costas esse grande peso que é a ideia da criação de conteúdo que martelam na nossa cabeça.

Me conte aqui nos comentários se gostou dessa ideia e como você tem feito sua captação de pacientes pelas redes sociais.

Nos falamos nos comentários!

 

 

LEMBRETE: Aqui no blog você pode ver outros livros e produtos que recomendo na A LOJA DA TATI, é só tocar aqui.

 

 

 

2 Comments

  • sayusmara

    Você sempre chegando na hora certa, comigo estava sendo assim, tirei o peso dos ombros de criar conteúdos. Ou estudo e me dedico a me desenvolver na carreira q estou iniciando, ou me preocupo em criar conteúdos. Chega de esquentar a cabeça com isso, vou caminhar para adquirir experiências que poderão me capacitar no futuro fazer os dois com tranquilidade. Obrigada Tati por dicas valiosas assim!!

    • Tatiane

      Ah! Fico feliz que tenha te aliviado. Quando mudei meu pensamento também foi como se tivesse tirado um peso das costas. Sucesso!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *