michelle lelis tatiane castro
Maternidade e Educação

ESPECIAL: DICAS PRECIOSAS DE UMA MÃE EM CONSTRUÇÃO – POR MICHELLE LELIS

Depois de experimentar a gestação da Bianca, hoje com cinco anos, concluí que é o filho que vem para nos ensinar sobre a vida e quem nós somos e não o contrário.

Aprendi muito sobre mim mesma, que não sou a “mulher maravilha” que esperava e que preciso da ajuda das pessoas para conseguir conciliar todos os papéis que escolhi desempenhar. Por isso e por tantos outros motivos, meu marido e eu decidimos aventurar mais uma vez a viver o milagre de gerar uma vida, desta vez chamada Enzo.

O período da gestação em si não é o meu maior desafio. Consigo manter minha rotina normalmente, mas também procuro tomar alguns cuidados, como ter um acompanhamento nutricional e manter uma atividade física. Minha nutri, Simone Torres, tem sido essencial para me orientar quanto os alimentos mais importantes para cada fase, além de fazer a medição da barriga e me apoiar no controle energético. Não deixo de comer o que gosto, mas faço de maneira moderada.

Outro cuidado fundamental é continuar com minhas atividades físicas e adequá-las aos nove meses. Eu optei pelo Pilates e hidroginástica nessa gestação. Nas aulas de Pilates aprendo a respirar melhor (de maneira profunda e controlada), trabalho o alongamento e correção da postura. O Pilates tem sido muito eficaz na redução do meu desconforto corporal, principalmente em relação à coluna, além de contribuir na qualidade das minhas noites de sono. Agora no final farei também hidroginástica, pois é possível exercitar sem sobrecarregar o corpo e ainda ajuda a relaxar.

Uma das fases mais desafiadoras foi o processo de adaptação logo depois do nascimento da Bianca. O medo do novo somado a insegurança e a cobrança de dar conta de tudo por ser “mãe/mulher” resultaram num início de depressão pós-parto. Aprendi que o importante é focar em fazer o meu melhor e buscar ajuda de profissionais e pessoas mais experientes para me sentir mais segura, não precisando fazer tudo sozinha.

Claro que o mais importante de tudo isso é não esquecer de você, continuar tendo tempo para se cuidar e fazer o que gosta. Para o seu filho ficar bem, com saúde e feliz, você tem que garantir o seu bem-estar em primeiro lugar. Ninguém pode oferecer o que não tem.

Mais que ser mãe, gestar um filho é viver o milagre de sentir outra vida dentro da gente. Agradeço todos os dias a Deus pela dádiva de poder viver essa experiência mais uma vez, agora com o Enzo crescendo dentro de mim.

Na próxima segunda-feira darei continuidade a esse assunto. Aguardem!

michelle lelis tatiane castro

Michelle Lelis

Mãe do meu raio de sol Bianca (5 anos) e da brisa leve Enzo (8 meses de gestação). Casada com Paulo ( meu companheiro). Especialista em comportamento e etiqueta profissional, coach, doutora em extensão rural e  aprendiz da vida.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *