Maternidade e Educação

5 DICAS PARA DEIXAR O AMBIENTE PERFEITO PARA PRODUZIR MAIS NOS ESTUDOS E TRABALHO

Se você se senta para estudar e percebe que não está tendo um bom rendimento, se não consegue se concentrar numa leitura ou atividades acadêmicas, alguma coisa pode estar errada.

Uma das possibilidades é que você não tenha hábitos positivos com relação aos estudos. Sobre isso, eu gravei um vídeo com cinco hábitos para você ter mais produtividade e render bastante. Para assistir é só clicar aqui.

Agora, se você já faz essas 5 coisas e ainda não tem bons resultados, será que o problema não está no ambiente que você escolheu para isso?

Me diga uma coisa: você acha que consegue se concentrar mais num ambiente como a imagem 1 ou como a imagem 2?

Quarto desorganizado
Imagem 1
simples-organizado-sem-excesso-de-estimulos
Imagem 2

 

 

 

 

 

 

 

Posso garantir que a maioria das pessoas respondeu a imagem 2. Isso porque nosso cérebro, mesmo sem estar nesse ambiente já sabe que ali temos o caos.

Nós somos muito influenciados pelo ambiente, isso é um resquício de quando há milhares de anos, quando ainda vivíamos nas cavernas, era fundamental reconhecermos o ambiente em que estávamos, se era ou não arriscado para a nossa sobrevivência.  Tínhamos que estar alertas a cada detalhe para não virarmos caça de algum predador, e nesse sentido, ficávamos atentos a todas as informações, ou seja, precisávamos dividir a atenção para observar cada aspecto do ambiente.

Resultado: nesse estado de alerta, tentávamos reconhecer cada detalhe que representava perigo e, somente se alguma coisa se sobressaísse em meio a todos os aspectos do ambiente nós diminuíamos a atenção dispendida para a variedade de coisas para nos focar em apenas uma.

O que acontece com nosso ambiente de estudo e trabalho é que, se tivermos excesso de estímulos e desorganização, nosso cérebro terá que dividir a atenção para todos esses aspectos e não vai afunilar a atenção para aquilo que é o nosso objetivo, por exemplo, o livro e o caderno. Além disso, o “espalhar” a atenção entre vários estímulos é muito cansativo e estressante.

E, então? Qual é o ambiente perfeito para o trabalho e para estudos?

Aqui vão algumas dicas para manter um ambiente inspirador e que estimule a criatividade, atenção e produtividade.

  • Cada coisa em seu lugar

Organizar as coisas da escrivaninha, home office ou seja lá o lugar onde você escolheu para estudar e trabalhar é fundamental.

Muitas vezes é cansativo e contraproducente para as pessoas ter que ficar procurando canetas, lápis, clipes, borrachas, enfim, tudo o que precisa toda vez que for usar.

Quando você usa e guarda as coisas no lugar correto toda vez, seu cérebro não precisa gastar energia procurando o objeto e pode investir essa energia no que realmente importa: seu aprendizado e produtividade.

  • Atenção aos sons:

Para algumas pouquíssimas pessoas com hiperfoco nas áreas de interesse, nem uma bomba lhes tiraria a concentração. Entretanto, se você como 99,9 por cento da população mundial se incomoda com alguns sons ou excesso deles, você deve organizar o ambiente de modo que esses sons não tirem o foco daquilo que você precisa fazer.

Existem pessoas que se concentram no trabalho ou estudos quando escutam sons da natureza, como sons do movimento da água ou de pássaros. Outras conseguem se concentrar com solfejos baixinhos.

Se você encontrou nesses sons algo de agradável, relaxante e calmante, recomendo fortemente que use, mas que fique atento, pois é preciso perceber até quando realmente isso esta ajudando. Para algumas pessoas, basta ouvi-los no início dos estudos, mas depois de concentradas produzem mais no silêncio.

Para outras pessoas ( como essa TDAH que vos fala), o silêncio é fundamental.

Faça testes, encontre o melhor para você e pratique.

  • Outras pessoas no mesmo ambiente

Uma grande fonte de distração é ter pessoas circulando pelo ambiente.

A não ser que seja um ambiente coletivo, como uma sala de aula ou um escritório, você precisa ter um tempo sozinho para estudo e trabalho.

Cada vez que você desvia os olhos para olhar o movimento de alguém, é um tempo da sua concentração perdido.

Quando você está estudando ou trabalhando, demora algum tempo para você realmente ficar imerso na tarefa. Se você desvia seu olhar, vai perder outro desse mesmo tempo para voltar a focar a sua atenção naquilo que estava fazendo anteriormente.

  • Objetos e imagens inspiradoras

Se cercar de coisas que você gosta (não vale eletrônicos!!!) te traz aconchego e conforto.

Isso nos deixa tranquilos para não nos preocuparmos com nada além do que queremos.

Busque estar rodeado dos cheiros, objetos, materiais bonitos, enfim, coisas que te agradam e te trazem alegria.

Faz toda a diferença e mantém nosso entusiasmo com o trabalho e os estudos.

  • Anotações e lembretes importantes sempre à vista.

 Sabe aquele ditado: o que não é visto não é lembrado? Pois é… é exatamente assim com a nossa lista de tarefas também.

Por mais que a gente saiba que temos uma lista de coisas a fazer, podemos perder muito tempo com outras coisas se não tivermos um lembrete sempre ao alcance dos olhos.

Eu costumo deixar meus recadinhos anotados num quadro, mas você pode simplesmente deixar seu caderno de anotações, agenda ou planner aberto na página do dia. Estabeleça as prioridades e as faça primeiro. Isso vai te ajudar a dividir melhor o tempo entre as tarefas que você precisa fazer.

Cada tarefa que você terminar, risque ou coloque um okay. Não tem sensação melhor do que ver uma lista de tarefas toda concluída!

Essas são apenas algumas dicas. Incorporando pequenas mudanças, ao longo do tempo você poderá ver grandes mudanças acontecerem.

Você costuma fazer alguma dessas coisas? Eu adoraria saber!

Tati.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *