4 Ensinamentos sobre orçamento familiar
Ei pessoal! Tudo bem?
Você já observou aquelas pessoas que ganham o mesmo ou menos que você, mas vira e mexe conseguem realizar grandes objetivos e parece que na mão delas o dinheiro rende muito mais?
Então. Essas pessoas tem a vida financeira organizada.
Eu não estou falando de ser rico e ter muito dinheiro sobrando. Eu falo de viver com tranquilidade e saber que tem tudo sob controle, ou estar prevenido caso ocorra uma emergência.
Não estou falando sobre isso para servir de exemplo. Na verdade eu quero é compartilhar uma dificuldade e também a minha vontade de mudar, de ser diferente.
Ainda mais tendo filhos e querendo poder oferecer coisas boas para o futuro deles.
Eu li alguma coisa sobre isso na internet e comecei a buscar mais informações, e então meu marido e eu compramos o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos de Gustavo Cerbasi.
Vou confessar que estava com um pouco de preconceito, pensando que o livro só falaria um monte de bobagens que eu já sabia, afinal de contas, eu cursei Economia doméstica, e já fiz disciplinas economia.
Mas o fato é que ter o conhecimento não me fez ter consciência, e eu não estava nada organizada com minhas finanças.
Li o livro. Na verdade falou mesmo, sobre um monte de “bobagens” que eu já sabia. Eu tenho uma empresa e faço o fluxo de caixa e, afinal, é só fazer o “caixa da casa” também. Mas eu não fazia!!!
Conclusão: saber essas bobagens de fluxo de caixa, não me fez ter consciência.
Só agora me veio esse insight. E nisso o livro ajudou demais!
O livro fala de fluxo de caixa da casa, mas o que eu achei o mais importante é o que ele fala sobre o casal estar junto nessa.
Nós falamos de tanta coisa, mas acabamos deixando de lado essa conversa tão importante, que determina como será o futuro da família.
Meu marido e eu revemos muita coisa que estava errada na nossa forma de lidar com o dinheiro. Percebemos que devemos nos esforçar ao máximo para trabalhar em equipe mesmo, analisar se estamos dentro do nosso padrão de vida ou estamos gastando mais do que podemos, etc.
Andei assistindo palestras e lendo mais sobre o assunto, e escolhi 4 coisas sobre o orçamento doméstico que fazem a maior diferença na vida da família:
1- Conversem.
O casal precisa estar de acordo e determinar quais são os objetivos da família e quais as coisas mais importantes querem construir, porque os dois devem trabalhar pelos mesmos objetivos. Se cada um ficar se esforçando sozinho em direções diferentes, em vez de somar forças estarão anulando. É física.
2- Analisar o padrão de vida.
Segundo o livro Casais inteligentes enriquecem juntos, você deve anotar todas as suas despesas fixas e ver qual a porcentagem do orçamento doméstico está sendo gasta com elas. Se essas despesas ultrapassarem 50% você está vivendo acima do seu real padrão de vida, então é hora de cortar gastos, e isso envolve a boa vontade da família toda.
Talvez seus filhos tenham que mudar de escola, talvez vocês tenham que substituir as atividades de lazer entre outras coisas. O importante é você viver dentro da sua realidade e estar confortável nela.
3- Estabelecer limites e anotar tudo.
Tudo o que você gasta deve ser anotado. A grande maioria das pessoas nem se lembra de seus pequenos gastos. Um lanchinho, um bombonzinho, e por aí vai…
O ideal é estabelecer limites de gastos pra esses “inhos”. Se anotar tudo que gasta, muita gente vai perceber que é nesses “inhos” que está jorrando uma grande parte do orçamento da família.
4- Poupe, poupe e poupe…
Nossos sonhos são grandes. Uma viagem, uma casa, um carro, e por aí vai.
Acontece, que ninguém, exceto em raras exceções, ganha uma grande bolada, uma herança, etc.
O que as pessoas fazem é poupar um pouquinho por mês e não mexer no dinheiro antes de alcançar seu objetivo.
Se você quer um carro, mas cada vez que junta 3000 reais vai lá e torra o dinheiro todo, você nunca vai comprar o seu carro, exceto na ínfima possibilidade de ganhar uma bolada.
É claro, gente, que eu estou ainda caminhando com essa organização. Fazemos um arranjo aqui e outro ali. Mas temos que começar a tentar já! Se a gente continuar agindo como está, vamos continuar colhendo os mesmos frutos.
Nossa família é o nosso bem mais precioso e devemos fazer de tudo pra proporcionar boas experiências e um futuro melhor pra nós e pra nossos filhotes!
Espero que tenham gostado. Estudamos muita coisa sobre o tema e fica difícil condensar num só post.
E você, já conseguiu organizar sua vida financeira? Me conte sua experiência!
2 Comments
Mara Márcia Reis
Muito boa a matéria, Tati.
Esse assunto é difícil para muitas famílias e as vezes é motivo de muitos problemas no relacionamento entre casais.
Conversar sempre, reunir e tratar do assunto com tranquilidade e lidar com o assunto como uma prioridade, são importantes, mas nem sempre fácil. Mas é importante para traçar planos e objetivos para conquistas em família.
Parabéns pela página. Parabéns pelo trabalho que vem desempenhando.
Abraços.
Tatiane
Verdade, Mara. Cada um pode adaptar ao caso da sua família. Mas, o que não pode é não fazer nada.
Que bom que vc gostou! 😊 Bjs!