Maternidade e Educação

ROTINA, HÁBITO E DISCIPLINA, SUA IMPORTÂNCIA E OS PRIMEIROS PASSOS PARA QUE OS PAIS CRIEM UMA PRÁTICA DE ESTUDOS PARA SEUS FILHOS

A palavra ROTINA muitas vezes nos remete a algo chato, algo tedioso, repetitivo. Porém, o sentido dessa palavra pode mudar totalmente se pensarmos que a rotina nos possibilita disciplina e frequência em um ato ou ação e isso, nos dias de hoje, pode nos levar a ter êxito em nossa vida pessoal ou profissional.

Estamos sempre envolvidos em afazeres, compromissos, eventos, estamos sempre monitorando as horas para que seja possível realizar tudo que precisamos. O mais assustador é que com as crianças não é diferente, desde muito cedo, elas já estão envolvidas em muitas atividades e compromissos, tendo um ritmo de vida semelhante aos adultos.

Mas onde está a ROTINA nisso tudo? Essa é a questão. Para que possamos ter êxito e sucesso em todas as atividades que nos propomos a realizar, a ROTINA é um dos itens fundamentais nesse contexto.

A ROTINA permite termos o HÁBITO de realizar algumas ações e o hábito possibilita termos DISCIPLINA nas atividades que estamos envolvidos e a DISCIPLINA é fundamental para podermos ter sucesso no que nos propomos a fazer. Quanto a isso, não tem como não pensarmos nas crianças e adolescentes e seus “hábitos” de estudo. Várias questões envolvem o sucesso escolar, o êxito na aprendizagem, e uma delas é a ROTINA de estudos, a DISCIPLINA no ato de estudar. Apenas ir à escola, não garante a fixação de todo conteúdo, é necessária também a dedicação aos estudos fora do contexto escolar. A regularidade dessas ações é fundamental!

Estudar fora do contexto escolar precisa ser uma ROTINA, um HÁBITO, precisa ter DISCIPLINA, que pode ter início com algumas atitudes simples. Veja algumas sugestões:

  • Escolha um local próprio para o estudo, de preferência sem circulação de pessoas;
  • Um local com boa iluminação e arejado;
  • Atrativos como celular, televisão, música, que podem distrair, não devem estar presentes;
  • Para estudar mesa e cadeira, nada de cama ou sofá;
  • Determinar horário do dia para o estudo é fundamental;
  • Normalmente uma hora é o ideal, a não ser que a criança seja muito pequena.
  • O conteúdo deve ser definido no dia anterior para que no momento de estudar tudo já esteja organizado;
  • O caderno deve ser próprio para o estudo que está se propondo;
  • Não é necessário que o conteúdo seja algo novo, refazer as atividades que foram ensinadas na escola na semana anterior, por exemplo, é uma ótima forma de estudar.

Essas são dicas para que possamos ter rotina de estudo e assim mais facilidade na aprendizagem, porém a ideia poderá ser utilizada para outras ações que precisamos.

Pais e filhos devem fazer uso dessa disciplina, mas cabe aos pais ensinarem a importância de respeitar a rotina de estudo aos seus filhos. Isso é, sobretudo, um ato de carinho.

One Comment

  • Risete do Nascimento Rodrigues Silva

    Com certeza se os país estiverem presente na vida dos filhos,tudo tornaria bem mais facil.Mas a realidade é bem diferente.Já ouvi um relato de uma mãe ,simplesmente dizer não sei o quer fazer com o meu filho,n quer nada.Ou tipo assim Amanhã não haverá aula?Porque?Tenho que aguentar este moleque o dia todo?Vejo q tudo começa em casa,na família e a escola agrega,soma e multiplica,mais com o conhecimento q trás de casa,agora se a família deixa de lado o que se refere a família,todos difícil só para o professor todas estas competências.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *