GENTE QUE INSPIRA: 5 FAMOSOS QUE SUPERARAM O BULLYING E ATINGIRAM O SUCESSO!
Olá, pessoal!
Depois de passar algum tempo vivendo exclusivamente com a família recebendo a educação e os primeiros ensinamentos da vida em sociedade, a criança vai para a escola.
É na escola que a criança convive pela primeira vez com pessoas até então desconhecidas, e aprende a viver e se relacionar longe do aconchego do lar.
É um treinamento para a vida, onde cada um terá de se impor, aprender a negociar, tomar decisões que afetam sua situação dentro de um grupo, etc. E é nesse contexto que surge o vilão da autoestima e da saúde social na escola: o Bullying.
O bullying, é uma situação a que qualquer estudante está sujeito. A escola é um lugar de transição para a sociedade, como se fosse um treinamento para a vida. Mas, quando as coisas saem do aceitável quanto às brincadeirinhas, contato físicos e boatos, aquele espaço de aprendizado e convivência dá lugar a uma situação doentia, que transforma talentos em sujeitos escondidos, medrosos, apagados e deprimidos.
Essa situação não tem nada de positiva. Disso nós já sabemos. Mas, hoje eu estou aqui para mostrar que todos podem, sim, superar, dar a volta por cima, e contribuir muito com o mundo usando seus talentos.
Então fiz uma listinha de algumas dessas pessoas maravilhosas e como elas colocaram seu brilho onde poderia haver apenas sofrimento:
1- MICHAEL PHELPS: Dispensa apresentações. Atingiu a glória no esporte ao fechar com chave de ouro as olimpíadas do Rio de Janeiro.
Phelps sofreu bullying desde pequeno devido ao seu comportamento agitado e seu corpo desengonçado, com orelhas grandes, magro e alto.
Diagnosticado com TDAH na sétima série, ele chegou a escutar de uma de suas professoras que jamais seria bem sucedido, pois não era capaz de se concentrar.
Vítima de deboche na escola, intimidado, humilhado e até fisicamente agredido, Phelps encontrou na natação a motivação de que precisava para se superar e finalmente superar todos os nadadores do mundo em olimpíadas.
Por onde passa ele arrasta multidões de fãs e admiradores.
2- KATE WINSLET: a atriz já teve 6 indicações ao Oscar e finalmente o recebendo como melhor atriz pelo filme O Leitor. É considerada e respeitada por ser uma das melhores atrizes de Hollywood.
Mas seu sucesso não veio antes de ela superar seu passado de bullying. Ela sempre foi chamada de gorducha pelas colegas de escola. Segundo a própria Kate conta, ela abaixava a cabeça e aceitava. Era a forma de ela lidar com a situação, que a deixava terrivelmente abatida e sem autoestima.
Sobre as provocações que sofreu na escola, ela comentou em 2009: “Sofri bullying por ser gordinha. Onde estão eles agora?
3- MADONNA: ninguém pode ser indiferente a ela. A-M-O. Ela parece ter nascido para lutar e quebrar tabus.
Madonna perdeu a mãe aos 5 anos e foi mandada por seu pai para ser educada em colégio de freiras.
Ela e sua família faziam orações diariamente diante de uma altar que possuía em sua casa. A religião teve grande influência em grande parte de sua obra.
Além de cantora, Madonna é dançarina, compositora, atriz, diretora,produtora e escritora. Ela é aquele tipo de pessoa que parece ter uma energia inesgotável.
Rebelde desde a adolescência, marcada pela lembrança dos últimos tempos de vida da mãe e o novo casamento do pai, Madonna precisou ser forte desde cedo e enfrentar sozinha o peso de suas decisões.
Ao romper com os padrões e imposições a que fora sujeitada desde criança, Madonna se tornou alvo de seus colegas de escola que a julgavam esquisita e inadequada.
Em uma época em que todos eram hippies ou fãs dos Rolling Stones, Madonna dedicou-se às suas paixões: balé clássico e música. Segundo ela, “se você fosse diferente, os alunos eram bem perversos. As pessoas faziam questão de ser maldosas comigo”.
Ótima aluna, líder de torcida e dançarina perfeccionista, ela se recusava a ser uma garota convencional, e por isso mesmo era alvo de deboche e perversidade dos colegas. Ela não aceitou, em momento algum, ser “capacho de ninguém” como disse certa vez, e revidava as agressões, e por isso mesmo os colegas a rotulavam ainda mais.
Após a formatura, ela estudou com grandes nomes da dança. Aprendeu a tocar guitarra e bateria e se consagrou em 1982 como cantora.
Hoje ela é uma das mais polêmicas e bem-sucedidas artistas do mundo.
Grande parte de seu sucesso se deve à forma como ela lidou com os abusos sofridos na escola. Ela mesma admite isso ao dizer que ser considerada esquisita e ter sofrido bullying por isso é um dos motivos de seu imenso sucesso.
4- STEVEN SPIELBERG: Empresário, produtor e diretos de cinema, Stiven Spielberg descende de uma tradicional família judia.
Devido ao trabalho do pai, desde pequeno ele mudava muito de cidade.
Ele foi uma criança desengonçada, solitária e excluída. Desde pequeno sofria freqüentes ataques antissemitas de visinhos e colegas de escola.
Ele era sempre o último escolhido para as atividades na escola, ouvia gritos de judeus sujos, e em certa época apanhava diariamente durante o recreio.
Enquanto crescia e sofria neste ambiente perverso, Spielberg sempre ouvia de seu pai, ex combatente da segunda Guerra Mundial, as histórias sobre o holocausto e mesmo a sobrevivência de sua avó ao campo de concentração nazista de Auschuitz.
Spielberg foi tão atacado em sua infância e adolescência que por anos tentou esconder sua etinia, escondendo seu nome hebraico e qualquer coisa judaica nele.
Foi no cinema que ele encontrou forma de superar os terrores de sua juventude, e após o filme A Lista de Schindler, o filme mais fiel ao terror causado pelos nazistas, ele reconciliou-se com suas raízes, abraçando sua cultura.
Além de seus inegáveis sucessos no cinema, Steven Spielberg é um grande filantropo, e criou fundações para que a memória do holocausto nunca seja esquecida.
5- BILL CLINTON: Bill Clinton teve uma primeira infância amorosa e cheia de cuidados ao lado dos avós maternos. Ele era uma criança gorda e vivia no interior enquanto sua mãe estudava enfermagem após a morte do pai de Bill, enquanto ela ainda estava grávida.
Quando sua mãe se casou pela segunda vez e Bill foi morar com ela, ele teve que conviver com o alcoolismo e a agressividade do padrasto, que agredia a mãe e o irmão mais novo.
Freqüentemente Bill era vítima de chacotas na escola por ser gordo e usar jeans fora de moda.
Ele apanhava dos alunos, e certa vez um menino que estava perto de sua casa lhe deu um soco no rosto com o cigarro aceso, quase acertando o olho.
Bill começou a superar as agressões quando parou de se comportar como vítima e começou a revidar as provocações, aprendendo que não existe apenas uma forma de lidar com elas.
Além disso, Bill começou a fazer sucesso entre as garotas quando aprendeu a tocar saxofone e entrou para a banda da escola. A partir daí ganhou um status diferente daquele ao qual estava acostumado.
Conseguiu bolsas de estudos para estudar em Gorgetown University e financiamento do governo para Oxford na Inglaterra.
Foi um dos presidentes mais populares dos Estados Unidos, deixando a presidência com um índice de aprovação bem alto mesmo depois de um processo de impeachment por se envolver com uma estagiária da Casa Branca.
Os mandatos de Bill Clinton enquanto presidente foram marcados pelo repúdio à discriminação social e pela promoção da paz.
O Bullying não é uma situação fácil de superar, e marca as pessoas pela vida toda. No entanto, muitas pessoas estão aí para nos mostrar que é possível superar, ser resiliente e conseguir virar o jogo.
Eu poderia falar aqui de várias outras pessoas que passaram por bullying e superaram. Não são poucas. Mas, trouxe hoje esses exemplos para mostrar pra vocês que é possível. Basta saber quando e como mudar de atitude e, é claro, contar com o apoio das pessoas certas.
Um beijo, muita luz e até o próximo post!!!