MÃE ÀS CLARAS: A IMPORTÂNCIA DAS PROMESSAS AOS FILHOS
Ano vai, ano vem e assistimos na TV e em outros meios de comunicação, críticas e comentários diversos sobre as falsas promessas dos políticos e de como seria melhor nossas vidas se elas fossem cumpridas.Contudo, precisamos nos atentar às promessas mais importante de nossas vidas: aquela que fazemos aos nossos filhos. Promessas simples do dia a dia, que são feitas em momentos de birra ou usadas como moedas de troca para conseguirmos algo com os pequenos. Mas, muitas delas não são cumpridas, seja por esquecimento, seja pela real impossibilidade de serem executadas.
Suponha uma situação bem corriqueira: birra dentro do mercado! Quem nunca passou por isso? E quem está preparado para tal? Acredito que a maioria pensa que está (e aí eu me incluo com certeza), até que no momento mais calmo do dia, naquele momento em que não existe mais nenhuma criança no mercado, ou que todas as outras parecem super compreensivas e calmas fazendo compras com seus pais. No dia em que todos os seus conhecidos estão fazendo compras, vem o temido desafio e o choro se espalha alcançando uma intensidade absurda.Prova de fogo! Queremos que a criança se cale e que aquele momento passe bem rápido. Muitas estratégias são utilizadas e comentadas para situações assim. A internet oferece inúmeros exemplos, muitos dos quais válidos e que dão certo. Mas, nesse momento, alguns pais acabam prometendo algo para que a criança se cale e depois não tem a promessa cumprida por aquele que fez a promessa.
Algumas vezes pensamos: “_ Tudo bem! Ele não vai se lembrar mesmo!” .
A criança se lembra sim e as vezes nos cobra. E mesmo os mais pequenos ainda que não tenham fala desenvolvida sentem necessidade da promessa cumprida. Tenho reparado isso com minha filha, agora com 2 anos. Ela já verbaliza bem e todas as vezes que prometemos algo, do tipo, vamos ao pula amanhã, depois da janta deixo você assistir ao vídeo, ela nos cobra.
Essa semana fomos à uma cidade vizinha e um parque estava sendo montado. Ela ficou louca querendo ir aos brinquedos e no pula, que tanto gosta. Falei que não estava funcionando, perguntamos à moça do parque que afirmou que os brinquedos iriam funcionar apenas à noite. Conversei com ela e disse que no dia seguinte ela iria. E a pequena, ao acordar, me disse: “_Hoje está funcionando o pula mamãe! ” Então cumprimos nossa promessa e a levamos ao pula.
Essas relações e ações corriqueiras são muito importantes para estabelecer confiança entre pais e filhos. Para as crianças a palavra tem poder muito importante e peculiar, a relação de confiança estabelecida olho no olho passa segurança e vai auxiliando na construção de um ser que vai ter confiança para tomar decisões no futuro e vai se sentir especial no mundo.
Não faça promessas que não podem ser cumpridas e caso façam e algo os impeça de cumprir tais promessas, conversem e expliquem o motivo. Ofereça ao seu filho confiança e muito carinho. Não seja um falso político na vida de quem depende de você para fazer a diferença no mundo.