AUTOCONHECIMENTO: SILENCIANDO O EGO PARA SER FELIZ
Uma pergunta é feita para todos os terapeutas sistematicamente: O que eu preciso fazer para ser feliz?Eu sempre dou a mesma resposta, mas hoje, a explicação vem antes, e eu a aprendi com o Osho.
Quando nascemos, não sabemos de nada sobre nós. Vamos aprendendo com o tempo quem somos nós.
Quando nossa mãe nos diz que nos ama, que nós somos lindos e mais características amorosas, aos poucos vamos construindo uma noção de quem nós somos. Se ouvimos que somos ruins, incompetentes, chatos ou preguiçosos, também estamos construindo a nossa noção sobre quem somos.
Essa noção, não é verdadeiramente quem somos. Essa é a forma que aprendemos com os outros sobre quem somos. O que estamos construindo é o nosso EGO.Nosso ego é o acúmulo de tudo o que aprendemos durante a vida sobre quem somos.
Acontece que nós não somos o ego.
O ego está cheio de regras, julgamentos, acusações, ideias pré-concebidas sobre como as coisas devem ser e, não raro, de desesamor, desrespeito e críticas por nós mesmos.
O ego é criado a partir da forma como nos vemos e que nos veem. Se formos muito amados e recebermos amor e apoio em nossas vidas, então construiremos um ego amoroso. Se por acaso (o que acontece na maioria das vezes) não tivermos um relacionamento sadio e digno com a sociedade, onde ouvimos e vemos situações desagradáveis e abusivas de familiares, colegas e da sociedade, muito provavelmente construiremos um ego medroso e cheio de críticas negativas.
O ego é isso. Uma junção de coisas que nos foram ditas e nas quais acreditamos. A sociedade quer que sejamos o que ela espera de nós para que ela continue funcionando como funciona.
Imagine as engrenagens de um relógio. Todas precisam estar na perfeita harmonia, com movimentos milimetricamente cronometrados. Se uma resolve querer liberdade e se movimenta de forma diferente, o relógio para de funcionar do jeito que deveria.
A sociedade pretende ser esse relógio e nós as engrenagens. Se nós, as engrenagens, funcionamos dentro do roteiro, o relógio entra em pane.
Acontece que a sociedade não é uma máquina e nos não somos peças. O ego é a forma como a sociedade consegue fazer com que não saiamos da linha. Quando tentamos sair sentimos culpa, vergonha, medo de julgamentos, inadequação… Isso porque nos disseram que precisamos pertencer a algo e nós acreditamos que pertencer significa abandonar o eu, se sacrificar.
Acreditamos que o ego, na verdade é o nosso EU. Esse é um motivo de conflito para toda a vida.
Para agradar e satisfazer o ego, estamos indo contra nossa essência. Nosso verdadeiro EU.
Mas então, como chegar ao EU?
Respondendo à pergunta: O que eu preciso fazer para ser feliz? Digo que a resposta é uma só: Aprender a silenciar o ego.
A forma mais eficiente que eu conheço de fazer isso é a MEDITAÇÃO.A meditação é a forma que encontramos de ouvir a nossa essência, quem realmente somos.Quando ouvimos nosso verdadeiro EU, olhamos para dentro de nós, conseguimos enxergar realmente quem somos. Conhecemos o que realmente nos faz feliz.
O EGO não nos deixa saber o que nos faz feliz, ele nos diz que um emprego “X” , que um casamento com determinada pessoa, que ter determinado número de filhos, que ter essa ou aquela roupa, aquele carro, aquela casa, etc, são os caminhos para ser feliz.
O que a experiência mostra é que, se a pessoa chega a ter tudo o que o EGO diz, mas em desacordo com seu verdadeiro EU, sua essência, ela olha tudo o que tem e percebe que não está feliz.
Não há problema em ter coisas. O problema está em achar que as coisas nos farão felizes porque não olhamos pra dentro.
Que tal então fazermos esse trabalho de introspecção? Silenciar a mente é a forma como podemos alcançar a nós mesmos. Um livro que eu super indico para isso é ” Aprendendo a silenciar a mente”. Ele ensina formas de meditar e pode te ajudar a entrar nesse processo de autodescoberta mais rapidamente.Fica a dica: comece a meditar e encontre a sua verdadeira essência. Seja feliz a partir de AGORA!
Um beijo grande, muita luz e até o nosso próximo encontro!
Imagens: Pixabay