PSICOPEDAGOGIA E FLORAIS DE BACH NO TRATAMENTO DE TDAH
Das terapias com as quais trabalho, a terapia Floral é a minha preferida para aliar à psicopedagogia.Como o TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é uma das queixas mais frequentes trazidas por crianças, pais e professores, logo que começo a atendê-los, sugiro os Florais de Bach para a criança e para a família, principalmente a mãe.Nem todos os casos de TDAH precisam de medicamento alopático. Muitos tratamentos podem ser feitos prioritariamente com terapias naturais e mudanças no estilo de vida da família.
Os instrumentos de intervenção da psicopedagogia, aliados ao comprometimento da família e à terapia floral, tem excelentes resultados.
A terapia Floral age nos padrões de pensamento e emoções que causam o sofrimento, de modo que com essa terapia tratamos a pessoa e não a doença. A psicopedagogia é uma terapia que cria novos padrões de comportamento no que se refere à aprendizagem. Sendo assim, a pessoa com TDAH terá acesso a muitas das ferramentas de que precisa para ter controle sobre si mesmo.Posso dizer que 90% dos casos em que o cliente e a família estão comprometidos, a melhora é tão grande que o medicamento torna-se desnecessário.
Outro fator importante é que muitas vezes o diagnóstico de TDAH foi realizado de maneira incorreta.Crianças que se alimentam mal, com falta de vitaminas, alimentos industrializados, cheios de açúcares, sódio e toda a sorte de agrotóxicos, que não fazem nenhum tipo de atividade física, que vivem em frente ao computador, celular e tablet, que não são incentivadas a fazerem atividades estimulantes, não tomam sol e não têm sua atenção e disciplina treinadas, muito provavelmente apresentarão vários sintomas idênticos aos do TDAH.
Por isso o diagnóstico deve ser muito criterioso. Os hábitos e rotinas da família devem ser trabalhados a fim de que se eliminem todos os fatores que interferem no diagnóstico.
Uma vez confirmado o diagnóstico, é necessário observar que, mudanças comportamentais da família e alterações no ambiente fazem total diferença e podem ajudar a criança a lidar de forma mais saudável com a sua situação.
Quando a família se compromete a se transformar em prol da melhoria dessa criança, não só a criança, mas também toda a família sente os benefícios.
A terapia floral pode ajudar a criança a se adaptar à nova rotina e a estabelecer-se dentro desses novos hábitos. Ajuda também a ser persistente e a encarar as coisas com bom humor.
Uma habilidade importante a se trabalhar no tratamento de crianças com diagnóstico de TDAH é a resiliência. Com a terapia floral, juntamente com a psicopedagogia, podemos melhorar também esse aspecto.
Posso garantir como terapeuta que essa não é a alternativa mais fácil nem a mais rápida, mas, certamente, ela é a mais saudável e mais duradoura e efetiva, porque a pessoa aprende autoconhecimento e cria estratégias para lidar consigo mesmo da melhor maneira. Assim como também a família estabelece um estilo de vida mais saudável.
Caso tenham interesse em maiores esclarecimentos, não deixem de entrar em contato clicando aqui.Saibam que bem diferente de nós, que diagnosticamos de 8 a 10 por cento das nossas crianças com déficit de atenção, na França, onde esse problema é tratado com terapia e orientação de pais, a prescrição de medicamentos é feita em apenas 0,5 das crianças. Curioso, não?
Medicar inadequadamente a criança impede que vejamos o verdadeiro problema, além de criar outros. Não pensem que as crianças e jovens são ilesos à medicação. Os benefícios são acompanhados de efeitos colaterais. É importante pesar e conhecer bem isso antes de se decidir. Ter profissionais competentes e éticos também ajuda, e muito, nesse processo.
Não estou dizendo que não podemos medicar as crianças caso elas realmente precisem. O que defendo é um diagnóstico mais criterioso, para evitar que problemas de ordem educacional e comportamental sejam tratados como transtornos neurológicos, que é o que o TDAH é.
Um beijo grande, muita luz e até o nosso próximo encontro.
Imagens: Pixabay
4 Comments
ellen
Gostaria de saber mais sobre os florais.
Meu filho foi diagnosticado com TDHA, e não para um segundo, muito agitado, nervoso e não aceita regras. ele passa por acompanhamentos: Neuropediatra, psicologa, TO e fono.
Tatiane
Olá!
No tratamento de TDAH é fundamental o acompanhamento Psicopedagógico também, para que ele não fique prejudicado no ambiente escolar. Os florais atuam equilibrando questões emocionais e comportamentais que estão em desequilibro, e que são fundamentais no processo de aprendizagem, como a paciência, a resiliência,a aceitação, entre tantas outras características que podem estar atrapalhando seu desenvolvimento.
Não deixe de entrar em contato caso deseje acompanhamento mais individualizado!
Beijos de luz e sucesso!
waldene
Preciso urgente de orientação sobre um diagnóstico de tdah
Tatiane
Olá, querida.
A primeira coisa a se fazer é se consultar um profissional de Psicopedagogia com esperiência nesse transtorno. Em seguida ele encaminhará o paciente para um neuropediatra ou psiquiatra infantil.
Caso queira podemos agendar uma sessão online para você receber orientações mais específicas sobre o seu caso.
Obrigada pela sua contribuição. Boa sorte!