GENTE QUE INSPIRA: A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DE HELEN KELLER E SUA PROFESSORA ANNE SULLIVAN

Olá, pessoal!

Nada mais inspirador e motivador do que histórias de pessoas reais que tinham tudo para sentirem pena de si mesmas ou serem alvo de pena dos outros, mas, contra todas as expectativas, encontraram o caminho para a realização e para crescerem enquanto pessoa.

Sem falar que servem de exemplo para aqueles que pensam em desistir diante de qualquer obstáculo.

As inspirações de hoje não poderiam ser escritas em dois posts diferentes. A vida de uma se confunde com a da outra. Um exemplo de pessoas que se juntaram para um propósito maior.

helen-keller-e-anne-sullivan
Helen Keller e Anne Sullivan – Imagem da Internet.

Helen keller, nasceu uma menina saudável em 1880, mas quando estava com um ano e sete meses, sofreu de uma doença que na época foi diagnosticada como “febre cerebral”. Hoje, acredita-se que possa ser alguma doença como escarlatina ou meningite.

Fato é, que dessa doença, restou-lhe duas seqüelas, com as quais teve que conviver para o resto da vida: A cegueira e a surdez.

Se hoje, sabemos que é muito difícil lidar com essa condição, imagine naquele tempo, em que nem as terapias, a medicina ou a educação tinham as ferramentas de que dispõe hoje para superar os obstáculos que essas deficiências impõem.

Como a família Keller possuía recursos, procurou ajuda de vários profissionais para lidar com a situação de Helen, no entanto, o prognóstico da menina não era nada animador, e todos achavam que ela seria incapaz de aprender, ou viver de maneira socialmente adequada. Seria como um animal, fechada em seu mundo.

Depois de muitas buscas, Hellen foi encaminhada à Perkins Institute for the Blind, escola que já havia com sucesso educar uma outra mulher surda.

O diretor da escola delegou a Anne Sullivan, que era deficiente visual, para ser a instrutora de Helen.

Ao chegar à casa dos Kellers, logo iniciou os trabalhos com Hellen, soletrando palavras com o alfabeto manual em sua mão.

A garota demorou a perceber que os sinais que sua professora fazia em sua mão significavam o nome dos objetos.

Segundo a própria Helen, o dia mais importante da sua vida, foi o dia em que a professora (como se referia a Anne) chegou a sua casa.
Para ela, Anne foi quem possibilitou a ela ter o entendimento de todas as coisas e aprender tudo o que veio a aprender.

A vida de Helen mudou completamente depois que ela compreendeu pela primeira vez que os sinais feitos em sua mão por Anne, faziam referencia aos objetos que a cercavam. Nesse dia, Helen Levou Anne à exaustão, aprendendo mais de trinta palavras.

helen keller
Anne Sullivan lendo e traduzindo para Helen Keller – Imagem da internet

Helen estudou, formou-se em filosofia, e tornou-se ativista de diversas causas políticas e sociais, merecendo destaque a causa do sufrágio universal e das conquistas para pessoas que sofrem da surdo-cegueira.

Helen e Anne Sullivan permaneceram unidas até a morte de Anne.
Helen Keller, por suas conquistas e dedicação, recebeu em diversas partes do mundo reconhecimentos e prêmios.

Segundo ela própria disse, “Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar.”
A vida e a obra de Helen Keller, possível graças ao otimismo e dedicação de Anne Sullivan, é um exemplo do que o ser humano é capaz de fazer quando tem um propósito maior e dedica-se de corpo e alma a ele.
Além das diversas obras da própria Helen, você pode conhecer melhor sua história no filme The Miracle Worker ou no Brasil “O Milagre de Anne Sullivan”. Ele está disponível na Netflix.

Existe também uma versão de 2000, para a TV, mas não está disponível no Brasil, eu creio.

Se você puder, não deixe de conferir a vida dessas duas mulheres maravilhosas que conseguiram mudar a forma como a deficiência auditiva e visual é vista hoje.

Além é claro, de se emocionar, e conferir mais uma vez, como o ser humano é incrível. Espero que vocês gostem dessa historia tanto quanto eu.
Vou deixar aqui a versão para TV, da Disney, que encontrei no youtube. Se você souber de uma versão melhor, pode deixar nos comentários que disponibilizo para todos.
https://www.youtube.com/watch?v=9Zqn_pHoni0
Um beijo grande, muita luz e até o próximo post.

Deixe uma resposta