Maternidade e Educação

Ensinar pelo exemplo

Quando falamos em educação estamos falando em transmissão de saberes, sejam eles quais forem: empíricos, valores familiares ou conteúdos procedimentais pedagógicos e escolares.

Transmitir é agregar, ensinar é mostrar como fazer, educar é passar o conhecimento de uma pessoa para outra, são trocas que fazemos todos os dias ao longo da vida, as quais nos fazem ser quem somos.

É desse modo, verificando o que é feito pelas outras pessoas do meio em que vivemos, que acontece a construção de conhecimentos importantes escolares, educacionais, sociais, morais… por isso devemos ter tanto cuidado com nossas atitudes… porque elas, sem dúvida alguma, educam. Nós aprendemos com os adultos da nossa infância e ensinamos para as crianças que convivem conosco hoje.

Analisando a aprendizagem nessa linha é que Ruben Alves nos fala que

” O EXEMPLO NÃO É UMA FORMA DE ENSINAR É A ÚNICA”!

Então, se olharmos para dentro de nós enquanto pais ou profissionais da educação, vamos ver o impacto que temos sobre a vida dos nossos filhos e alunos. É sempre necessária uma autorreflexão para saber se nossa conduta está de acordo com os nossos objetivos de intervenção, principalmente, com o que desejamos que os pequenos aprendam de nós.

Por exemplo, não é possível que se espere uma criança leitora que não vê ninguém lendo em casa. Não é possível que uma criança aprenda a ser organizada se ninguém a ensina pela atitude a ser assim. Precisamos sempre estar atentos se nós estamos transmitindo o que falamos ou se estamos somente dizendo palavras vazias de atitudes. Palavra vazia não ensina, não educa. O exemplo sim.

Dessa maneira, é importante criar um ambiente harmonioso de amor e construção de pontes para que possamos alcançar o real objetivo de ensinar:

FORMAR O SER QUE SE DESEJA VER NO FUTURO.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *