Maternidade e Educação

5 passos para uma casa organizada e uma vida em harmonia

Olá pessoal!
Conforme o prometido no post anterior , hoje vou apresentar pra vocês um método de organização, que vai mudar não só a forma de você se organizar em casa, mas também ajudar a criar hábitos saudáveis e produtivos.

casa organizada
Imagem da internet

Também no post anterior eu disse que a desorganização, pode ser muito prejudicial à aprendizagem da criança. Logo, a limpeza e a organização é uma questão, não só de beleza e praticidade, mas de bem estar, qualidade de vida e saúde.
Por isso trouxe hoje esse método que é usado em empresas e diversos outros ambientes, porque ele faz com que as coisas aconteçam de forma mais ágil e produtiva.
Eu já disse mais de uma vez aqui no blog que tenho muitas dificuldades em me organizar.
Descobri esse método e estamos conseguindo aplicar aos poucos e mudar pra muito melhor nossos hábitos, nossa rotina e consequentemente nossa qualidade de vida.
Esse método teve origem no Japão após a Segunda Guerra Mundial, para ajudar o país a se reerguer depois de toda a destruição.
Conhecido como método 5S (sua sigla em japonês), ele visa o cultivo de 5 sensos.
Os 5 sensos visam não só a organização do ambiente, mas a promoção da saúde, bem estar e equilíbrio de forma duradoura e contínua na vida.Ou seja, só coisa boa!
Ah! Como novos hábitos não são criados do dia pra noite, eu sugiro o seguinte:
Você começa aplicando o primeiro senso na primeira semana. Na segunda semana você aplica o segundo senso, mas sem esquecer do primeiro. Na terceira semana você começa a aplicar o terceiro senso e continua cultivando os outros dois e assim por diante.
Vamos a eles então. Rumo a uma nova vida!!!
1- SEIRI: O senso de utilização
separar-donativos-seiri
Ficar só com o que for útil

Esse é o senso primordial.
A idéia aqui é que você se livre de tudo o que não vai precisar ou que não quer mais na sua casa. Livre se de tudo o que não é útil.
Lá em casa, sempre que vamos organizar um cômodo pegamos um saco de lixo pra já colocar tudo o que não queremos mais e o que não tem conserto.
Num outro saco, o Gu e eu colocamos tudo o que for pra doação.
Numa sacolinha de supermercado a gente coloca tudo o que precisa ser arrumado pra voltar a ser útil. A idéia é essa. Tudo o que não é útil sai de cena!
Com menos coisa inútil, você começa a ver somente o que usa e já sabe exatamente o que fazer com elas. Fica mais espaço livre para as coisas que realmente importam. Já vai tirar um caminhão das costas, pode acreditar!
2- Seiton – O senso de Ordenação.
caixas-organizadoras
Tudo organizado. Imagem da internet

Como dividimos a aprendizagem desses novos hábitos em semanas, agora vamos manter o SEIRI e vamos colocar em prática o SEITON. Nessa etapa vamos dar um lugar para cada coisa. O que não tem lugar, não tem utilidade, então, conforme o que aprendemos no SEIRI, vamos nos livrar disso.
Para organizar coisas pequenas o ideal é abrigá-las em caixas. Você pode comprar umas bonitas ou mesmo encapar caixas de sapatos e etiquetar pra você não precisar abrir cada uma pra saber o que tem dentro. Isso é legal fazer nos quartos, escritórios, sala, enfim, todo lugar que não molhe.
Na despensa gosto de usar contêineres. Não gosto de deixar os pacotes de comida expostos nas prateleiras. Prefiro colocar tudo num grande contêiner que não vai ter contato com mais nada.
No banheiro, acho muito bacana ter cestinhas para organizar as coisas dentro do armário. Fica tudo mais fácil de encontrar e da pra ver quando está acabando se a cestinha vai ficando vazia.
Uma dica muito importante pra facilitar a vida é deixar todas as coisas perto do lugar onde serão usadas. É muita perda de tempo, por exemplo, estar cozinhando e não ter os talheres e temperos ao alcance das mãos.
3- Seisou – O senso de limpeza. Dá-lhe faxina!
limpeza-5s
O trabalho pesado!

É essa a semana que você vai tirar pra fazer uma limpeza caprichada em tudo. Você vai dedicar uma semana pra limpar principalmente aquelas coisas que você. Não limpa com freqüência: a grade do exaustor (ah! Não esqueça de trocar o filtro pra tudo funcionar muito bem, caso contrário estaremos indo contra SEIRI), trilhos de janelas, lustres, etc.
Essa semana será de trabalho árduo, mas será muito compensador. Estamos quase no final de tudo!
4- SEIKETSU – O senso de saúde.
sala-organizada
Limpo, arejado, iluminado.

Até aqui, todos os sensos focaram em mudanças externas. O quarto e quinto sensos têm objetivo de promover uma mudança interna.
Esse senso visa promover a manutenção dos sensos anteriores e a dos espaços arejados, bem iluminados, limpos e com boa ergonomia dos móveis, isto é, móveis que sejam úteis e práticos. Que estejam numa posição que seja a mais favorável para a execução das atividades.
De nada adianta ter móveis que sejam bonitos e que não sejam funcionais, práticos e úteis.
Essa é a hora de internalizar e por em prática tudo o que aprendemos, e cuidar da saúde e bem-estar.
É nessa hora que você vai colher os frutos de todo o seu esforço. Vai sentir sua casa limpa, tranqüila e cheirosa. Além de não gerar estresse por causa da bagunça. Aquele desespero que o sumiço de uma chave causa, por exemplo. Mobilizando a família toda a procura da danada.
5- SHITSUKE: O senso da autodisciplina.
O senso da autodisciplina
O senso da autodisciplina

Acredito que esse seja o senso mais difícil de se adquirir. Ele é o senso da autodisciplina e da determinação. A idéia é passar a cultivar e praticar todos os sensos anteriores sem desistir e independente do que aconteça externamente. Ele busca uma mudança de dentro pra fora, criando a consciência de uma rotina saudável.
De tudo que já pesquisei sobre organização o que mais fez sentido pra mim foi a técnica dos 5S. Espero que gostem tanto como eu!
Vocês acham que conseguem por em prática? Me contem nos comentários como fazem ou pretendem fazer pra organizar a vida. Vamos compartilhar nossos conhecimentos e opiniões!
Um beijo grande, muita luz e até o próximo post!

2 Comments

  • Denise

    Sem dúvida a organização da casa reflete o lado interno dos moradores .Quem n consegue se organizar minimamente …
    Como poderá educar as crianças ?
    Eles seguem exemplos ….sempre

    • Tatiane

      Verdade, Denise. Até mesmo pessoas que tem muita dificuldade, como eu, kkk, precisam se organizar. E nesse caso a organização externa acaba ajudando a gente a se organizar internamente. É difícil manter. Mas, se a gente se propor a isso não tem nada que nos impeça.Continue acompanhando o blog. Tem muita coisa boa vindo por aí! 😘

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *