Maternidade e Educação

COMO TRANSFORMAR SONHOS EM REALIDADE

Olá pessoal.
Eu estava sumidinha, mas agora voltei com tudo! Tirei pequenas férias de uma semana, mas já deu pra dar uma boa relaxada, pra voltar cheia de ideias e planos para o novo ano! E é sobre planos e realizá-los que é a minha conversa de hoje.

Todo fim de ano, faço uma lista de desejos, planos para o ano seguinte. Penso, gasto minha energia para elaborá-la, fico toda confiante…mulher escrevendo

Alguns desses planos eu consigo colocarem prática, outros não. Então, ao final do ano eu volto aos meus planos, vejo o que consegui e o que não consegui realizar e escrevo uma nova lista.

Alguns itens da lista que não consegui colocar em prática eu nem mesmo coloco na nova lista. Eles já não fazem mais parte daquilo que eu quero.

Então, nesses dias relaxando, refletindo e refazendo minha lista de objetivoss para o novo ano, me perguntei o seguinte:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS PLANOS REALIZADOS E OS NÃO REALIZADOS?

lista lapis papel

A resposta para mim foi muito simples:

Os planos que saem do papel e se tornam ação, realidade, são aqueles em que dedicamos tempo e energia.

Parece simples, mas muita gente não realiza o que poderia por se perder já no início, quando pensam no que querem para o novo ano.

mulher flores pensando

Por que acham que ficam desejos que não foram transformados em realidade na minha lista? Eu vejo dois motivos:

1- Minha lista era grande demais.

2- Alguns itens da minha lista estavam no plano dos desejos e não das METAS.

Pois é. Para que tenhamos uma lista de desejos que se tornarão realidade, eles devem ser possíveis de serem realizados em um ano.

 

Não adianta encher uma lista de atividades, trabalhos, sonhos, etc, que é humanamente impossível de ser cumprido durante um período de 365 dias.

Se você tem um projeto que demanda um esforço e tempo que não cabem em um ano, o que você pode, é determinar uma etapa desse projeto de médio ou longo prazo para ser realizada nesse ano, até porque, se não for assim, você nunca vai alcançar esse objetivo, excluindo, é claro, a ínfima possibilidade de você herdar inesperadamente muito dinheiro ou ganhar na mega-sena.

Outra coisa importante a se levar em consideração quanto a realização de desejos/sonhos, é transformá-los em metas.mulher olhando janela
Parar de enxergá-los como sonhos e desejos e começar a olhar para eles como metas muda tudo, e você já começa a trazer aquilo que estava no plano do imaginário para o plano da realidade.

Quando você vê seus sonhos como metas a serem alcançadas, você já começa a traçar estratégias, estabelecer quais serão as etapas a serem cumpridas para que ele seja real.

Cada etapa cumprida é um passinho a mais que você dá em direção ao seu objetivo, e você pode ver aquele sonho cada vez mais possível, mais perto de você.

mulher correndo
Cada passinho é uma pequena vitória, e se você estabeleceu uma meta e um passo a passo para cumpri-la, você sabe exatamente o quão perto da realização dos seus desejos você está.

Então, pra deixar bem claro:

Primeiro devemos sonhar, avaliar se realmente é o que queremos na nossa lista de desejos, analisar bem para saber se é possível realizar em um ano, colocar na nossa lista sob a forma de metas, estabelecer as etapas a serem cumpridas e por último, mas importantíssimo: se mexer.

Se mexer, talvez seja a parte mais difícil. É a parte do suor, do trabalho duro, você precisa colocar energia no cumprimento de cada etapa.

Em meio a nossa rotina, acabamos dando prioridade a cumprimento de rituais, ou procrastinando, deixando para amanhã, e assim, dentro de uma semana acabamos por perder o primeiro passo, depois o segundo e por fim, nossas metas acabam voltando para o plano do imaginário e ficando naquele grupinho da nossa lista de ano novo dos sonhos que não foram realizados.

Com esse texto, eu quero desejar a vocês, que acompanharam um pouquinho do meu trabalho em 2016 e também para quem está lendo pela primeira vez, que tenham um ano cheio de metas cumpridas, energia para se dedicar à sua realização, que comemorem cada etapa a caminho da vitória e que esse caminho seja proveitoso e feliz!

brinde comemoração

Beijos, muita luz e até o nosso próximo encontro!!!

Imagens: Pixabay

2 Comments

  • Clara

    Acho que esse texto foi para mim. Tenho refletido bastante sobre metas. Aliás, sempre acreditei que qunado se tem metas fica mais fácil chegar em algum lugar. O meu problema é que nunca as tive, sempre pensei nos outros. Nos planos deles para mim. Nos planos dos meus pais, das pessoas que estavam a nossa volta, de alguns tios e hoje percebo quanto foi difícil o caminho que trilhei. Quero me conhecer, saber das minhas prioridades e estabelecer metas para que consiga me sentir realizada. Parabéns pelo texto Tati. Sábias palavras e uma bela motivação para o ano que se inicia. Bjks

    • Tati

      Isso mesmo, Clara. Você é forte e tem o poder! Se não colocarmos metas para superá-las, como vamos saber que somos capazes!
      É como um barco que está a deriva. Navegando ao sabor das ondas. Sem saber onde vai chegar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *