A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PARA A VIDA DO ALUNO
O vocábulo aluno provem do latim alumnus, do verbo alere, “alimentar, nutrir”. No sentindo semântico, a palavra “aluno” conota aquele que precisa de alimento para nutrir-se e crescer.
O ser humano é um ser inacabado e incompleto que vai se fazendo e construindo na presença e relação com outros em seu ingresso no mundo da cultura. Sendo assim, é inquestionável o papel social do professor.
Professores são modificadores, são pessoas que contribuem para formação, apresentam o mundo, dão asas aos sonhos e incentivo para alcançá-los, fazem parte da vida dos alunos, guiando-os nas questões afetivas, sociais, comportamentais, culturais, etc. E mais, professores são exemplos. Por isso, não tem como ser professor sem responsabilidade social, sem cuidado no ato de ensinar, sem buscar se aprimorar, sem adequar suas metodologias às infinitas situações que a sala de aula impõe.
Isso porque a experiência que o aluno recebe na escola ajuda a moldar os circuitos neuronais que irão determinar como e o quê o cérebro aprendeu e como irá agir na vida adulta. A forma como o professor ensina pode estimular ou diminuir a inteligência ou criatividade do aluno.
O professor é a maior referência depois dos pais, ele é um disseminador de conhecimento e estimulador do crescimento emocional, em um ambiente social. Suas práticas interferem na auto estima e auto confiança dos alunos.
“Aluno é aquele que tem necessidade de desenvolver algo que ainda não lhe está presente em ato, e que existe em sua condição como possibilidade de ser”.
(Aristóteles)
Ser professor é ter nas mãos o poder de transformar o mundo…
A gente sabe, não é fácil. Na sua prática pedagógica o professor lida com muitas adversidades, como falta de limites, rebeldia, violência, insegurança, desrespeito. Além disso, tem de se adaptar às modificações sociais que interferem diretamente na sua sala de aula e no seu fazer docente. Um exemplo disso é o modo como a tecnologia entrou na vida das pessoas e os esforços que diversos profissionais da educação têm feito para incorporá-la em suas aulas.
A melhor forma de lidar com tudo isso é pelo estudo contínuo. Estudar para poder ensinar, esse é a magia do professor. O conhecimento é uma arma poderosa, não existe nada mais potente (e bonito) do que uma sala de aula e um professor decidido a fazer seus alunos aprenderem.
2 Comments
VANUSA
Muito legal o texto. Concordo com tudo.
Sou formada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia, mas trabalho como auxiliar bibliotecária em uma escola municipal, lido diretamente com os alunos e os professores, o trabalho com a criança é bem mais fácil do que com o professor.
Guido Marques
Achei muito bom sua palestra no YouTube e graças gostaria de adquirir o material para melhor aprofundamento em meus estudos.