Maternidade e Educação

MÃE ÀS CLARAS: DESFRALDE – OS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DESSA ETAPA TÃO IMPORTANTE

Quanta alegria sentimos ao perceber as evoluções e conquistas de nossos filhos, sobretudo, aquelas conquistadas na primeira infância (fase que vai do nascimento aos 6 anos de idade). O primeiro sorriso, o primeiro olhar, o chorinho, a tentativa de sentar, engatinhar e andar, entre todas outras fases tão gostosas. Algumas dessas conquistas geram consequências financeiras muito boas, como o caso do desfralde. “- Obaaaaa!!! Agora não precisa mais de fraldinha!!! (…) ou precisa?” Como saber que é hora de retirar a fralda e incentivar essa independência? De que forma e quanto tempo ela demora? Existe hora certa?fralda bebeDe acordo com especialistas, por volta dos dois anos é que o início do desfralde deve acontecer. Nessa idade a criança tem maturidade biológica para controlar a saída do xixi e então conseguir utilizar o troninho, o vaso ou peniquinho. Já li reportagens sobre algumas técnicas utilizadas com crianças de meses, para que elas façam o xixi no vaso. As técnicas dão “certo”, mas podem gerar traumas nos pequenos. No caso da Laura, optamos por esperar ela crescer um pouco mais e começar o processo. Penso que em se tratando da infância, o dito popular “não passar o carro na frente dos bois” é bastante pertinente.bebe peniquinho disfraldeO olhar atento dos pais e responsáveis faz muita diferença nessa conquista. Quando a criança está preparada para o desfralde ela começa a dar sinais sutis como, sentar na hora em que estará fazendo xixi ou cocô, ela verbaliza, ou seja, fala que está fazendo o xixi ou o cocô. A criança também começa a mostra sinais de incômodo quando a fralda está molhada, tenta tirar ou fica inquieta.

O momento em que o desfralde vai ter início precisa ser tranquilo, o ideal é que a criança não esteja passando por nenhuma situação difícil, de conflito ou de mudança, pois tudo isso vai influenciar o processo. O desfralde vai acontecer por etapas; primeiro durante o dia e depois `a noite, momento esse que pode acontecer rápido ou demorar até os 5 anos da criança. Conheço diferentes situações e relatos de pais sobre esse processo. Já convivi com crianças que aos 4 anos completos fazia xixi na roupa, na escola e, em casa não utilizava mais fralda para dormir.bebe fralda disfraldeOutras conseguiram desfraldar aos 2 anos sem nenhuma dificuldade e algumas já realizaram o desfralde noturno na criança com cerca de 2 anos e 3 meses. Já alguns pais relatam colocar fralda para dormir em suas crianças de 4 anos. Contudo, se aos 5 anos, o processo não estiver fluindo, é necessário a ajuda de um especialista para ver se está tudo bem com a criança.

É muito importante ter consciência de que a criança pode retroceder durante o processo de desfralde, situações cotidianas de estresse ou alguma intervenção, como o nascimento de outro bebê, o início da escolarização, a separação dos pais ou uma mudança de cidade, pode interromper tudo aquilo que conquistamos e fazer com que a criança volte a fazer xixi na calça ou na cama. Nesses casos é muito importante conversar, tentar compreender o que está acontecendo e ajudar a criança novamente.fralda disfraldeXingar, gritar, colocar apelidos na criança, ou mesmo falar que alguém vai cortar o “peruzinho” ou a “pererequinha” se não fizerem o xixi no lugar certo, podem até surtir efeito na criança, mas provavelmente vai causar trauma. Devemos incentivá-las com amor e respeito. Elogia-los sempre que fizerem xixi no lugar correto e conversar com eles quando fizerem em lugar errado. Ter paciência é essencial. E no fim, tudo dá certo!

Bora desfraldar com carinho e muito amor!
Imagens: Pixabay

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *