maternidade filhos mudanças
Maternidade e Educação

4 DICAS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS A PASSAREM POR MUDANÇAS NA VIDA

A vida de todos nós é cheia de mudanças.

Algumas, podemos escolher e outras não. Temos que lidar com elas e pronto.

Independente da mudança que venha a acontecer na vida da família, e consequentemente da criança, o que faz a diferença é a forma como a família lida com a mudança.

Pode ser mudança de casa e de cidade, de escola, na vida financeira, de pessoas queridas da família que não irão mais conviver com a criança, etc.

Muitas são as mudanças que podem acontecer. É por isso que hoje trago pra vocês algumas dicas que servem para diversas mudanças na vida de uma criança.

1- Não faça da criança um fantoche.

A criança não é um fantoche. Não deixe as conversas sobre as mudanças que acontecerão na família, e logicamente também na vida da criança, limitadas apenas aos adultos.

As crianças são pessoas. Não são bonecos. Elas devem se preparar, conversar com a família, expor seus sentimentos. Os pais, por sua vez, devem explicar os motivos da mudança, devem fazer com que a criança seja parte importante do processo.

2- Converse sobre resiliência.maternidade filhos mudanças resilienciaResiliência é a capacidade de uma pessoa de sair de uma situação difícil melhor do que entrou. Ensine à criança esse conceito. Diga a ela que após um período de adaptação ela se sentirá melhor e estará mais madura para realizar coisas maiores, assim como uma lagarta, que se transforma numa linda borboleta após uma difícil metamorfose.

3- Mostre que vocês são uma equipe.

mae filho mudançasExplique à criança que ela não está sozinha. Vocês estão passando por isso juntos e estão unidos para se apoiar em qualquer situação. Numa equipe, todos tem sua função e cada um é fundamental para o sucesso do outro. Aproveite para estreitar os laços de amor e cumplicidade.

4- Ensine sobre responsabilidade.

Como diria o poeta, a dor é inevitável, o sofrimento é opcional.mudanças crianças familiaSendo assim, a melhor coisa a se fazer é encontrar a maneira menos dramática para se adaptar à mudança, e isto é uma responsabilidade de cada um. Cada pessoa é responsável por suas atitudes e forma de enxergar os obstáculos. Os momentos de mudanças são excelentes oportunidades para mostrar isso às crianças. Ver o lado bom das coisas faz bem para ela e para as pessoas que estão a sua volta.

E isso vale para qualquer idade!

Um beijo grande, muita luz e até o próximo encontro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *